Um estilo de vida com mais bem-estar, momentos em família e que proporcione facilidade para as tarefas do dia a dia é o que muita gente tem buscado hoje em dia. Quem é que não gosta de ver as pessoas que ama felizes, saudáveis e podendo viver intensamente, não é mesmo?
Por proporcionar momentos em família, segurança e qualidade de vida é que o condomínio horizontal tem sido um dos estilos de moradia que mais crescem no mercado imobiliário. Como são construídos em uma grande área cercada, esses locais disponibilizam infraestrutura completa, com diversas atividades e conforto para toda a família, seja nos espaços comuns ou dentro de casa.
Em Florianópolis, eles têm se destacado por diminuírem a sensação de que você está em uma cidade grande e proporcionarem o sossego de um bairro tranquilo. Imagine se o condomínio estiver perto da praia, então? Une o melhor da cidade com a beleza da praia para você! Você vai poder conviver com vizinhos, ter lugar para praticar atividades físicas e relaxar.
Você já considerou a ideia de morar em um condomínio horizontal? Sabe quais as vantagens e benefícios desse tipo de moradia? Confira agora e saiba tudo sobre essa nova maneira de morar e ter qualidade de vida!
1. O que é condomínio horizontal?
Começando pelo básico, o condomínio horizontal é aquele cuja extensão foi dividida e pensada para a construção de casas, e não de prédios. Essa área toda é cercada ou murada, com uma guarita para o controle de entrada das pessoas. Dessa forma, apenas moradores ou pessoas com autorização podem circular dentro do condomínio. Alguns empreendimentos comercializam apenas os lotes e outros já oferecem as moradias prontas em vários tamanhos e distribuições para agradar a diversos tamanhos de famílias.
Todos os moradores podem usufruir dos espaços comuns, como playground, piscina, praças e salão de festas. Os custos da manutenção desses locais se diluem entre os residentes e, quem, normalmente, faz essa gestão é uma equipe formada por síndico, subsíndico e outros integrantes. O objetivo é manter tudo em ordem e arrumado para todos.
Esse tipo de moradia faz sucesso porque possibilita a convivência entre vizinhos e pessoas que podem se encontrar e interagir nas áreas de lazer. Que tal organizar uma aula de ioga no fitness do condomínio com seus vizinhos? Para as crianças e adolescentes, há também a facilidade de fazer amigos que moram próximo de casa.
Cada condômino também terá uma zona restrita, que é a do seu imóvel. Quanto ao uso de cercas, portões e outras delimitações, geralmente é definido no projeto do empreendimento ou depois, quando já existir um estatuto aprovado entre os moradores.
1.1 Condomínio horizontal ou loteamento fechado?
Você já deve ter visto por aí anúncios no estilo “Loteamento fechado, pronto para morar”, não é mesmo? E aí, surge aquela dúvida: existe diferença entre o loteamento fechado e o condomínio horizontal? Sim! A principal é referente à área comum do local.
O que acontece é que o loteamento fechado é um território dividido em lotes que pode ou não ter cercas ou muros em todo o perímetro, mediante autorização da Prefeitura. No entanto, as vias de circulação são públicas, podendo ser acessadas por qualquer pessoa, moradora ou não do loteamento. A manutenção de jardins, ruas, praças, rede elétrica e rede de esgoto, a coleta de lixo, entre outros serviços, são responsabilidade do poder público da cidade. Neste caso, a construção do imóvel fica sob sua responsabilidade.
O que ocorre às vezes em loteamentos fechados é a concessão administrativa para a Associação de Moradores. Assim, ela fica responsável por reivindicar algum tipo de melhoria, porém os domiciliados só terão que pagar por elas se existir um regulamento registrado na matrícula e nas escrituras de compra e venda do terreno. Caso contrário, terão obrigação de pagar o IPTU apenas do seu imóvel, e a prefeitura deverá atender às necessidades da Associação de Moradores. Tudo isso está regido pela Lei nº 6.766/79.
Portanto, ao contrário do loteamento, no condomínio você se tornará dono não só de um lote, mas de toda a área comum destinada para melhorar sua qualidade de vida.
2. Qual é a diferença entre condomínio vertical e horizontal?
A diferença visível entre os dois é que os condomínios horizontais são de casas e os verticais, obviamente, de prédios. Nos dois casos, toda a área de circulação e espaços de lazer são de uso comum, mas, no condomínio horizontal, a sua privacidade envolve todo o terreno da sua casa. No prédio, você fica restrito ao apartamento. A possibilidade de ter um jardim e um quintal é que faz muitas pessoas escolherem morar em casas.
É importante não confundir as definições de condomínio horizontal e vertical usadas no meio jurídico. No caso, o que orienta são as paredes que separam as unidades residenciais. Quer dizer que, como a parede que separa os apartamentos é a horizontal, ou seja, a do teto ou do chão, então trata-se de um condomínio horizontal. Já as paredes (ou cercas) que separam os lotes são verticais, então seria uma habitação vertical.
No entanto, a confusão seria muito grande se essa explicação fosse usada no setor imobiliário, concorda? Então, em documentos legais e jurídicos se mantêm as definições correspondentes, mas, para uso comercial e para facilitar a compreensão de todos, é usada a ideia de vertical para prédios e horizontal para casas.
Outra diferença entre os dois é que, em alguns casos, o sistema de água e gás pode ser individual e as garagens são melhores localizadas e privativas nos estilos horizontais, ajudando naqueles dias de muitas compras no supermercado.
3. Quais são as características desse tipo de condomínio?
Em condomínios horizontais, você vai encontrar lotes de diferentes tamanhos e disposições, sendo que na maioria dos empreendimentos você pode adquirir a casa já construída. As plantas disponíveis costumam ter metragens, número de quartos e garagem diferentes para que você escolha aquela que melhor se adapte ao seu estilo de vida e orçamento.
Ao optar por um lugar que já ofereça a casa pronta, você não vai precisar se preocupar com a construção. Além disso, esses projetos garantem estética, simetria e um visual mais bonito para o condomínio como um todo. Quando se negocia uma residência em um condomínio, você tem diversas informações úteis, como o tamanho da área, número e formato de habitações e espaço para lazer disponível.
Haverá ainda guarita, zeladoria, administração entre outros locais destinados à manutenção e segurança do condomínio. Para a garantia da qualidade de vida, vários empreendimentos oferecerão quadras poliesportivas, pista de caminhada, piscina, praças, jardins, salão de festa, churrasqueiras, pista de skate, playground, salão de jogos, brinquedoteca, academia e muitos outros atrativos.
Outro ponto muito valorizado por quem mora em condomínios horizontais é a especificação mínima de local verde. Ou seja, já em estatuto estará definido o tamanho dos jardins que você deverá manter ou ajudar a cuidar, o projeto de arborização, o gramado nas calçadas e outros detalhes.
O contato com a natureza é excelente para atividades em família, como andar de bicicleta, passear com o cachorro, fazer brincadeiras e piqueniques. Os condomínios fechados são os preferidos por famílias com filhos e pessoas que já se aposentaram.
3.1. Existem comércios dentro do condomínio?
Alguns condomínios oferecem salas comerciais e lojas dentro da área fechada, mas tudo precisa estar no regulamento e nenhum comércio deve prejudicar o sossego, o bem-estar e o resguardo dos habitantes. De toda forma, um condomínio bem localizado, com comércio próximo, já garante a facilidade necessária.
Proibido ou não o comércio dentro do condomínio, nada poderá impedir que você mantenha seu trabalho em casa, afinal, o espaço privativo é seu. Mas, atenção: o local deve ser o seu lar em primeiro lugar, e trabalho em segundo. Preste atenção para não atrapalhar os vizinhos.
Se a sua atividade envolver a utilização de algo que é compartilhado e rateado entre os moradores (água ou gás, como em caso de atividades gastronômicas, por exemplo), é importante que você faça a separação para não prejudicar os outros. Caso necessite receber clientes ou fornecedores, é sempre bom estabelecer uma rotina de horários e deixar entrar apenas mediante identificação. Lembre-se: viver em condomínio é estar em comunidade. Então, sempre tenha respeito.
4. Quais são os benefícios do condomínio horizontal?
Morar em um condomínio horizontal é como residir em um resort residencial. Você vai ter ao seu alcance e de toda a sua família inúmeras atividades com conforto e tranquilidade. Além disso, existirá a convivência com os vizinhos e, como são os próprios moradores que resolvem diversas questões sobre áreas de lazer e comuns, você terá voz para decidir o que é melhor para você e sua família. Confira agora outros benefícios.
4.1. Segurança
A segurança é uma das principais preocupação dos pais, não é mesmo? Então, fique despreocupado, pois morar em um condomínio horizontal significa ter uma portaria que impede o acesso dos pequenos à rua e também a entrada de estranhos sem identificação. A regra da baixa velocidade permitida para circulação de automóveis dentro do local é outro tranquilizador para quem tem filhos.
Ademais, como esses lugares têm menos habitações, por uma questão territorial, é muito provável que você conheça, pelo menos de vista, quem são os seus vizinhos. Assim, você será capaz de conversar facilmente com os pais dos amigos de seu filho.
4.2. Privacidade
Sua casa, seu espaço, sua zona de sossego e privacidade. O condomínio horizontal vai proporcionar mais privacidade do que se você morasse em um apartamento. Isso acontece porque, apesar de ter os ambientes sociais à disposição, na sua própria moradia poderá receber amigos e familiares com tranquilidade e sem aperto. E, ainda, sem se preocupar com a disponibilidade ou com a reserva da área de churrasqueira.
Não é preciso se preocupar muito com o barulho, sendo possível promover conversas e risadas acaloradas e até ligar uma música para animar (claro, sem exagerar, não é?). Casas costumam ser maiores do que apartamentos, o que significa que você poderá aproveitar sua própria área gourmet, quintal, salas e quartos mais amplos, entre outros benefícios.
4.3. Diversão
Quem é que não gosta de se divertir? Você terá inúmeras opções, bem pertinho! Por exemplo, no condomínio Las Piedras Home Resort de Florianópolis, será possível fazer um churrasco com os vizinhos nas churrasqueiras da área de lazer ou com outros convidados. Depois, que tal relaxar nas redes do recanto da preguiça? À tarde, dá para todo mundo ir para a piscina e finalizar o dia com um violão no Luau Place! Conseguiu imaginar esse dia maravilhoso?
O condomínio oferece, ainda, pista de skate, brinquedoteca, academia, salão de festas (ideal para aniversários e jantares maiores), quadra e muito espaço para andar de bicicleta, correr, passear com o cachorro e o que mais a sua imaginação permitir. Muito legal, não é mesmo?
4.4. Qualidade de vida
Ter tudo ao seu alcance significa algo muito importante e buscado pelas famílias: qualidade de vida! Não precisar percorrer longas distâncias para se divertir e ter à disposição lugares próprios para atividades físicas vai ser um incentivo para que você se levante do sofá! Afinal, sedentarismo faz mal à saúde não só do corpo, mas da mente!
Motivação para viver intensamente é algo que o lugar onde você morar proporcionará. Se ficar mais fácil fazer academia, usar a bicicleta ou ir até a praia, como é o caso de Florianópolis, é claro que você terá um ânimo maior para fazer tudo isso.
Quando chegar a hora de descansar, você também pode contar com o sossego e a tranquilidade da sua casa, sem barulho de tráfego intenso de veículos, e sim com o som dos pássaros que estarão nas árvores do seu quintal.
4.5. Vizinhança amiga
Já imaginou que gostoso ser convidado para uma festa da vizinhança? Ou ter um vizinho como amigo e confidente? Morar em condomínio amplia o senso de comunidade em harmonia, ainda mais do que em apartamentos
A casa já proporciona momentos em que você sai para a parte da frente, seja para cuidar do jardim ou levar o lixo. Assim, é natural que se conheçam os vizinhos, mesmo sem frequentar muito as áreas comuns. E ainda, é possível convidá-los para um café, almoço ou jantar e, assim, fazer novas amizades.
4.6 Beleza
Os condomínios horizontais são os preferidos por muita gente pela estética que oferecem. Você encontrará vias bem pensadas, largas e cuidadas, jardins, praças, árvores e gramados, além de iluminação planejada para a noite. A fiação subterrânea e escoamento de água eficiente também são planejados de forma a facilitar as manutenções, sem interferir na beleza.
Ao escolher um empreendimento já com as casas projetadas, você terá total certeza da qualidade, pois são feitas por arquitetos de alto nível, que deixarão tudo o mais atemporal e fácil de manter possível. Assim, você não precisará se preocupar com isso em um futuro próximo. Também haverá um equilíbrio estético entre as casas, pois todas terão o mesmo estilo, acabamentos e cores. Assim nada destoa!
4.7. Diferenciais
Os condomínios horizontais são uma tendência principalmente para famílias com filhos. Isso porque eles aliam segurança, autonomia e qualidade de vida dos condomínios ao bem-estar e sossego de viver em uma casa e em uma região tranquila.
A propriedade tem regras, estatuto e uma organização não encontrada nos bairros, por exemplo. Você terá total certeza das ações realizadas, sem depender do poder público para executar melhorias.
Outro ponto que tem sido valorizado é a diversificação. Se há alguns anos os condomínios horizontais atendiam apenas às classes mais altas, com terrenos que ultrapassavam os 600 m², hoje o mercado imobiliário busca oferecer praticidade para atender um maior número de famílias. Com isso, terrenos menores, com casas bem projetadas, tem mais liquidez, valorizando o imóvel.
5. Como escolher um condomínio horizontal?
5.1. Localização
O primeiro ponto em que você deve pensar na hora de escolher um condomínio horizontal é com relação à localização. É fundamental que ele seja perto de supermercados, farmácias e outros locais que você frequenta bastante e onde os serviços básicos funcionem bem, como água, luz, internet e coleta de lixo. Nessa hora, não pense apenas em coisas primordiais, mas também nas secundárias.
Por exemplo, em Florianópolis, muitas pessoas frequentam a parte sul da ilha em busca de restaurantes, praias e alguns serviços. Outras, viajam com certa frequência e precisam estar perto do aeroporto. Pense em suas necessidades!
Para esses dois casos, morar no sul da ilha pode ser mais vantajoso do que no centro, pois a região oferece bons serviços, é próxima do aeroporto e de lindas praias. Afinal, a vida não é só trabalhar. É ter bem-estar para você e para sua família.
O Las Piedras Home Resort está a apenas 250 metros da praia do Morro das Pedras, 4 km do aeroporto, 12 km do centro e 1 km da Lagoa do Peri, oferecendo toda a infraestrutura da região e várias opções de diversão por perto.
5.2. Área de lazer
Agora que você já viu o entorno do condomínio, é hora de olhar dentro dele. Qual a área de lazer disponível? A sua família vai fazer bom uso dela? Tem atividades variadas? Como é a manutenção e a organização desses locais? Pense nas variáveis que vão afetar o seu bem-estar e o das pessoas que moram com você.
Se você é tranquilo, pode preferir os redários e os jardins arborizados para caminhar. Agora, se seus filhos gostam de esportes radicais, então o skate bowl, o bicicletário, as quadras e o amplo espaço fazem diferença.
5.4. Espaço interno
A localização do condomínio é legal, a área de lazer bastante interessante, mas será que a residência é para sua família? Bom, para evitar preocupações com construções, os condomínios horizontais já com as casas são excelentes. Verifique se as tipologias de casas disponíveis atendem ao tamanho e orçamento da sua família.
Muito mais que a metragem, é preciso que tenha o número de quartos certo, já que de nada adianta uma sala grande se não houver quartos para todos os filhos, não é mesmo? Verifique se há flexibilidade na planta, algumas construtoras oferecem mais de uma opção de divisão da área de quartos de um imóvel. Vagas na garagem também são importantes. Depois, veja se a cozinha é adequada para seu estilo de vida, se tem uma boa área gourmet e se os cômodos são suficientes. Uma boa dica e visitar a casa decorada, caso tenha, para conseguir avaliar isso melhor!
5.5 Acabamento
Chegou a hora de olhar para os detalhes da sua futura casa. Observe se os cômodos são bem distribuídos e se você conseguirá aproveitá-los com eficiência. Olhe ainda para o acabamento. Veja se o piso é de boa qualidade, se a pintura está bem executada, além de torneiras, portas e sistemas de iluminação e refrigeração.
Fique atento aos detalhes do condomínio. Os locais comuns foram bem produzidos, utilizando materiais de boa qualidade? Todas as minúcias diminuem a necessidade de manutenção e reformas futuras.
5.6 Valorização
Mesmo que sua preocupação inicial não seja comprar uma casa pensando em vendê-la, pensar na apreciação do imóvel é importante para ter a certeza de que está fazendo um bom negócio. Por isso, verifique se o local tem capacidade para receber melhorias com o tempo e se o bairro em que está localizado é um lugar com potencial.
Morar em condomínio horizontal significa ter mais qualidade de vida para toda a sua família. Você terá um lugar para chamar de lar, mais privacidade do que em um apartamento e infraestrutura completa. É o local ideal para qualquer pessoa que preze por bem-estar e vida plena. Excelente para criar os filhos, relaxar, se divertir e até curtir a aposentadoria.
Conseguiu se imaginar vivendo em um lugar desses? Que tal conhecer um lugar incrível assim para morar? O Las Piedras Home Resort é um condomínio horizontal da Stafe Incorporações, empresa experiente no ramo de empreendimentos de médio e alto padrão.
No Las Piedras, você vai encontrar todos os benefícios citados: fácil acesso à praia Morro das Pedras – apenas 250 metros – e à Lagoa do Peri, no sul da ilha de Florianópolis; cinco opções de tipologias de casas, com 1 ou 2 vagas na garagem, 2 ou 3 quartos e até sótão, além de pátio privativo; área de lazer completa e amplo espaço comum para todos os moradores. Então, entre em contato agora com nossa equipe e saiba todos os detalhes do condomínio que tem tudo para ser o local perfeito para você chamar de lar.