Quem gosta de aventuras e de estar em meio à natureza encontra em Florianópolis um cardápio cheio de opções. Não estamos falando apenas das belas praias, já famosas, da Ilha da Magia.
Há trilhas em Floripa para todos os tipos de gostos e possibilidades: desde as mais difíceis, que exigem um pouco mais de técnica, conhecimento e condicionamento físico, até aquelas mais tranquilas, recomendadas para pessoas de todas as idades.
Neste artigo, vamos falar sobre as trilhas do Sul da Ilha.
Todas elas têm como recompensa o fato de você poder respirar o ar mais puro, conhecer belas paisagens e aproveitar ao máximo esse contato com o meio ambiente, muitas vezes, tão difícil em outras grandes cidades.
Trilhas mais fáceis
Naufragados
Você vai levar perto de 50 minutos para chegar à belíssima praia de Naufragados, no extremo Sul da Ilha. Mas a caminhada é muito tranquila, arborizada e com ar bucólico.
Não há grandes desníveis e o caminho está bem demarcado. Então, dificilmente você vai se perder. Para acessá-la, você deve ir até o final da Rodovia Baldicero Filomeno, na Caieira da Barra do Sul.
Cachoeira da Solidão
Essa é uma trilha rápida, de 15 minutos, que você pode aproveitar para fazer quando estiver na Praia da Solidão.
Para chegar lá, siga a rua Inério Joaquim Da Silva, passe a ponte sobre o Rio das Pacas e suba primeira entrada à direita, percorrendo apenas 850 metros.
Essa cachoeira tem uma piscina natural límpida, que é uma delícia atraente tanto para crianças quanto adultos. Mas é preciso atenção, pois o poço é fundo.
Trilhas em Floripa com dificuldade nível médio e alto
Morro do Lampião
Quem sobe ao alto do Morro do Lampião, vindo do Campeche, com acesso pela rua Pau de Canela, tem como recompensa uma vista esplêndida das praias do Sul da Ilha.
Mas para essa caminhada, você vai precisar de fôlego. Afinal, são 40 minutos morro acima, com aproximadamente 1.800 metros de subida bastante íngreme.
A trilha começa com uma estrada de areia e depois você caminhará em meio à mata fechada.
Ao chegar a uma bifurcação, você tem duas opções: à direita, vai encontrar a Pedra do Urubu, com vista para o Campeche e para o leste e sul de Floripa. Se escolher seguir à esquerda, verá o Rio Tavares, a Costeira e o Saco dos Limões.
Ilha do Campeche
Entre as trilhas em Floripa, você também pode optar por uma das cinco disponíveis na Ilha do Campeche.
O lugar é maravilhoso, só pode ser acessado com barco, está aberto para visitação em alguns meses do ano e tem um limite diário de pessoas.
Como se trata de área de preservação, você só poderá fazer as trilhas se estiver acompanhado de um guia credenciado e pagando uma taxa de manutenção, que varia de R$10,00 a R$25,00. Você pode escolher entre:
- Trilha da Pedra Fincada: fácil;
- Letreiro: média;
- Pedra Preta do Sul: média;
- Pedra da Vigia: difícil;
- Volta Norte: difícil.
Lagoinha do Leste
Esse caminho é para os fortes! A previsão de chegada a essa praia maravilhosa é de aproximadamente 4 horas de caminhada.
Portanto, vá preparado para o sol, a fome e a sede.
Há duas trilhas, uma mais difícil e a outra média. Pelo Pântano do Sul é mais rápido, levando perto de uma hora e meia. Já pelo Matadeiro, o percurso é mais bonito, porém demora cerca de três horas.
A praia é deserta e tem a natureza preservada, garantindo belas paisagens do encontro da Mata Atlântica com o mar.
Como se vê, morar em uma cidade como Florianópolis proporciona a você uma vida mais saudável e com qualidade, aliando a natureza e o fato de estar em uma capital de estado, com toda a infraestrutura necessária para a sua família.
Mas quando fizer seu roteiro de trilhas em Floripa, não se esqueça de levar itens fundamentais para a sua segurança e saúde, como roupas e calçados apropriados, protetor solar e um lanche para degustar no caminho. Lembre-se de não deixar o lixo nesses lugares.
Outra dica é sempre estar acompanhado de guias em um passeio desse tipo, mesmo que já tenha experiência.
Gostou das nossas dicas? Então, siga nossas páginas no Facebook e no Instagram para saber tudo o que Florianópolis tem de melhor a oferecer aos seus moradores e visitantes!