Quem não quer encontrar a moradia dos sonhos, não é mesmo? Imagine morar na praia, em um lugar paradisíaco — e, ainda por cima, com toda a tecnologia em casa?
Certamente, você já ouviu falar da casa inteligente. Trata-se de um imóvel dotado de automação residencial, isso é, de aparelhos e aplicativos que se interligam para desempenhar diversas funções.
Entre elas, podemos citar as operações de iluminação, temperatura, abrir e fechar de cortinas, acionamento do ar-condicionado, etc. Esses são pequenos itens que proporcionam muito mais qualidade de vida.
Além disso, também é viável controlar, de forma remota, os componentes do sistema de segurança — como alarmes, cercas elétricas e câmeras — pelo celular, tablet, notebook, PC, entre outros dispositivos.
Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, veja como a tecnologia pode facilitar seu cotidiano. Você vai descobrir que uma casa inteligente é um ótimo negócio. Venha com a gente!
Abuse dos eletrodomésticos inteligentes
Já imaginou uma geladeira que manda e-mails e ainda põe a cervejinha no ponto, sem que você precise se levantar? Pois saiba que o mercado está repleto de novidades que fazem o queixo cair.
Recentemente, foi lançado um modelo que tem tela touch e Windows 10, com direito aos serviços da assistente virtual de inteligência Cortana (ambos os sistemas são da consagrada Microsoft). Quer mais?
Essa geladeira tem um painel transparente, por meio do qual dá para visualizar seu interior sem abrir a porta. Por falar em porta, no modo tela, você navega em sites e ouve músicas, além de contar com os “stickers”, uma versão digital para os clássicos lembretes de geladeira, tradicionais em tantas famílias.
Em tempos de gastronomia em alta, já pensou em ter fornos inteligentes? Saiba que existem equipamentos dessa categoria que medem a temperatura interna da comida para saber se um assado, por exemplo, está perto de chegar ao ponto. Isso sem falar da memória com receitas, do acionamento automático e do controle remoto da temperatura do próprio forno.
Há, também, lavadoras com conexão Wi-Fi que proporcionam recursos inovadores, como ciclos diferentes de lavagem conforme o tipo de tecido. Assim, é possível conservar as cores e as fibras das roupas por muito mais tempo.
Desfrute de aplicativos que gerenciam máquinas e funções
Outra grande vantagem da tecnologia em casa é que o desenvolvimento de aplicativos avança a cada dia. São sistemas de informática com as mais diversas funcionalidades, que permitem fazer todo o gerenciamento e o uso desses eletrodomésticos mesmo longe do imóvel, por meio de um smartphone.
É o fim daquele número gigantesco de controles remotos e botões, já que tudo ficará concentrado no celular. Com essas ferramentas de tecnologia, você pode, a partir de seu escritório, acionar um processo mais rápido para gelar a cerveja se decidir receber os amigos de última hora.
Sem um conforto desses, nessa situação, você teria que enfrentar o trânsito em horário de pico para buscar bebidas geladas, além da fila do supermercado.
A tecnologia em casa também atende, com bastante eficiência, aos serviços domésticos. Você pode acompanhar esse assunto logo abaixo.
Coloque robôs para fazer os serviços domésticos
Robôs que varrem o chão e passam pano já não são mais novidades. Mas as possibilidades de usufruir da tecnologia em casa avançam tanto que já existem aspiradores robóticos com aplicativos que mapeiam cada polegada do chão por meio de uma câmera.
Desse modo, dá para ligar e desligar o equipamento remotamente e, ainda, conferir — e mandar refazer — o que não tiver ficado limpo o bastante. Tudo isso pode ser controlado de seu local de trabalho ou qualquer outro lugar, o que vai ser uma mão na roda, não é mesmo?
Além dos robôs limpadores de chão, hoje a tecnologia consegue realizar quase todos os serviços domésticos. A irrigação dos jardins, a limpeza dos vidros das janelas e até as tarefas delicadas, como arrumar a cama, são alguns dos exemplos.
Imagine uma sexta-feira fria depois do expediente. Você está exausta, mas seus filhos têm toda a energia. Os pais têm que rebolar para achar algo que os ocupe, não é mesmo?
Para a diversão das crianças, você pode ligar o aquecimento da piscina ainda durante o trabalho. Quando a família chegar, a água já estará na temperatura certa para muitas brincadeiras e nenhum resfriado.
Se você anda achando que sua residência ficou pequena demais para o tamanho da família, pode ser que tanta tecnologia a dê mais ânimo. Afinal de contas, com toda essa infraestrutura, não há razões para adiar aquele antigo sonho de ter uma casa maior.
Garanta a segurança com sensores de presença
A tecnologia também abrange a área da segurança, trazendo mais comodidade e tranquilidade para os imóveis. O sistema de alarmes, a abertura de portões, o acionamento de trancas e o ligar e desligar de câmeras são algumas das funcionalidades disponíveis nesse mercado.
Assim, seus filhos podem brincar sob sua supervisão mesmo se você precisar sair por algumas horas, dependendo da idade deles. Os sensores de presença podem ser instalados em quaisquer pontos, como portas e janelas, para vigiar não apenas as crianças, mas os arredores do imóvel (o que é útil para saber mais sobre o que acontece na vizinhança).
Pense também que esse dispositivo pode aliviar bastante sua preocupação durante a adolescência de seus filhos. Imagine não precisar nem levantar da cama para verificar se eles já chegaram! Não seria incrível?
Fechaduras virtuais
E, quando o assunto é segurança, as novidades da tecnologia em casa não param por aí. Existem também fechaduras virtuais que funcionam por biometria ou senha. Com elas, a porta só abre para pessoas cadastradas previamente no sistema.
Se alguém não autorizado tenta ingressar em uma área protegida com essa ferramenta, um alerta é emitido aos usuários. Isso sem falar no clássico botão do pânico, que faz um contato silencioso entre a casa e a empresa de segurança contratada quando um morador o aperta.
Como você pôde notar, a tecnologia em casa é capaz de proporcionar mais qualidade de vida para toda a família, além de muito mais sossego em sua aposentadoria.
E o melhor de tudo: com essas modernidades, se você gosta de praia, por exemplo, pode facilmente conciliar dois estilos de vida. Assim, você cultiva seu amor à natureza sem abrir mão do que há de melhor em high-tech.
Gostou de saber mais sobre como usar a tecnologia em casa? Veja, agora, quais são os 5 erros que deixam sua residência desprotegida. Até a próxima!