A internet trouxe algumas mudanças para o consumidor brasileiro — que cada vez compra mais por meio do canal — e está se consolidando também como ferramenta na hora de pesquisar imóveis.
Afinal, sair de casa para se deparar com espaços ruins é algo que ninguém quer. A nova geração de consumidores brasileiros usa a rede e o site de imóveis para pesquisar, ponderar, escapar de armadilhas e só então bater o martelo na hora de comprar ou alugar.
Quer conferir algumas dicas na hora de fazer esse tipo de pesquisa e se dar bem achando o que você precisa? Então confira algumas dicas!
Buscando o imóvel dos sonhos
Buscar um imóvel para comprar ou alugar pode se tornar uma tarefa hercúlea se você resolver fazer isso visitando cada espaço pelo qual se interessar ou receber indicação. Em vez disso, que tal fazer uma ronda em alguns sites especializados e poupar tempo?
A principal vantagem no site de imóveis é que ele vai direcioná-lo exatamente para aquilo que você precisa. Não faz sentido ver um conjugadinho grande, se na verdade o que você quer é uma opção de dois quartos, não é mesmo?
O site de imóveis dispõe de mecanismos de buscas nos quais você insere as características do imóvel pretendido, a localização e a faixa de preço. Ou seja, você só verá exatamente aquilo que precisa.
Depois da pesquisa, é o momento de anotar tudo o que te interessou e passar para uma análise mais profunda do anúncio. Algumas armadilhas podem estar escondidas mesmo naquele imóvel que pareceu perfeito.
Analisando o anúncio
Agora que você já tem alguns imóveis em vista, chegou a hora de analisá-los melhor. O primeiro passo é ver a data da postagem do anúncio. Caso seja muito antiga, pode ser que o imóvel apresente algum tipo de problema por estar há tanto tempo encalhado por lá.
Outra dica importante é conferir se o anúncio tem algum tipo de comentário e se o responsável por ele respondeu às dúvidas sobre o imóvel — dúvidas que podem ser as suas também. Caso não haja comentários, aproveite para inaugurar esse espaço e faça todas as perguntas possíveis sobre o imóvel, como: Está em bom estado? Precisa de reforma? Qual é a metragem total dele?
Outra dica importante é checar a real localização da propriedade. É muito comum oferecerem um lugar dito em um bairro de localização privilegiada, mas que na verdade fica próximo ao tal lugar e que não tem nada de privilegiado.
Quer checar o clima da rua de sua futura casa? Que tal usar o Google Street View, aquele aplicativo que permite visualizar e percorrer as ruas de um determinado bairro, para ver se o local tem comércio próximo, se é mais afastado do centro, se a região é mais movimentada ou mais tranquila. Tudo isso está disponível a um clique do computador ou da tela do celular.
Passou por todos esses itens? Chegou a uma lista final de eleitos? Agora sim é hora de marcar uma visita e verificar no local se tudo aquilo que foi dito no anúncio existe de verdade.
Agendando a visita
Após entrar em contato com um corretor ou o responsável pelo imóvel e agendar uma visita, trate de marcar com alguém que possa acompanhá-la nessa espécie de visita técnica. Além de questões de segurança pessoal, uma outra pessoa consegue perceber pontos que você pode não enxergar no momento.
No local, faça todas as perguntas possíveis sobre o imóvel e lembre-se de checar as informações passadas por meio do site. Todos os cômodos têm eletricidade ou um número satisfatório de tomadas? A luz da manhã bate em qual cômodo? No verão, qual o local da propriedade deve ficar mais quente? Uma reforma é necessária?
De posse dessas informações, chegou a hora de tomar uma decisão que passa antes por uma pergunta de fundo emocional: você gostou do espaço? De nada adianta comprar ou alugar um imóvel caso a aura do lugar não tenha agradado. Se a resposta para essa pergunta for sim, então é hora de analisar questões técnicas e julgar prós e contras antes de decidir.
Por exemplo, caso você tenha gostado muito de um imóvel, mas ele precise de uma boa reforma, tente conseguir um desconto em seu valor final, caso vá comprá-lo.
Se for alugá-lo, peça abatimento do valor da reforma — e consequente melhoria na propriedade —, nos futuros aluguéis. Não é uma situação ideal, mas se a resposta para a pergunta que fizemos acima for sim, vale a pena fazer de tudo para ter o cantinho que você elegeu, não é mesmo?
Buscando em site de imóveis
Como vimos neste artigo, boa parte do trabalho na hora de procurar um imóvel pode ser economizada se você souber usar a internet e o site de imóveis — que vão oferecer resultados reais e concretos para aquilo que você precisa.
Entre os mais famosos e confiáveis estão o Zap, Viva Real, OLX e Google. Todos têm abrangência nacional — permitindo até buscas em outros estados —, exibem fotos dos imóveis e oferecem vários tipos de propriedades (novas, em obras, na planta).
Alguns têm ainda mecanismo de alerta para o caso de algum novo imóvel com as características pretendidas vir a ser cadastrado depois de sua pesquisa. Além disso, alguns oferecem dicas de decoração para o seu futuro cantinho e até calculadoras que vão simular o valor do imóvel pretendido ou dar uma noção de quanto vale o seu, caso você queria fazer um sistema de troca ou abatimento na venda.
Uma outra boa opção na hora de procurar imóveis é checar os sites das construtoras. Eles costumam reunir as propriedades que cada uma administra e até oferecer bons descontos caso você vá comprar um imóvel novo na planta.
Com todas essas dicas especializadas sobre site de imóveis, você vai bater perna para quê? É muito melhor procurar com quem entende e achar exatamente o que precisa.
Preparado para comprar ou alugar seu próximo imóvel? Então comece já sua pesquisa e economize tempo e dinheiro. Aproveite o momento, confira nosso próximo artigo e entenda que morar em um condomínio pode ser a melhor opção!