Realizar o sonho da casa própria é um dos maiores objetivos de muitos brasileiros. E, para facilitar essa conquista, existem os financiamentos – com ele, é possível parcelar o valor total de um imóvel de acordo com as melhores condições para sua vida e seu bolso. Em 2018, novas regras da Caixa Econômica Federal vieram para tornar ainda mais simples a compra de uma casa ou apartamento através do Minha Casa, Minha Vida. Com elas, é possível financiar até 80% de um imóvel novo!
Entretanto, muitos ainda têm suas dúvidas sobre as regras atuais do financiamento imobiliário. Neste post da STAFE, saiba como financiar um apartamento novo e conseguir seu imóvel ainda em 2018! Confira.
Quais documentos são utilizados?
Os documentos necessários para financiar um imóvel podem variar – eles dependem de qual instituição financeira você escolherá para fazer este serviço. No entanto, todos requerem documento de identidade, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho e comprovante de renda de três meses (se não tiver carteira assinada, pode apresentar declaração de imposto de renda ou de contador).
Existem restrições para financiar um imóvel?
A idade mínima para entrar com uma solicitação de financiamento é 21 anos, e a máxima é 75. No cálculo da idade máxima, soma-se a idade da pessoa com o número de anos do financiamento. Uma pessoa de 60 anos só poderá financiar um imóvel por um prazo total de 15 anos, por exemplo.
E quanto à renda?
Para contratar um financiamento, você deve comprovar que possui a capacidade financeira de quitar todas as parcelas. Na hora de fazer o contrato, é necessário estabelecer uma parcela que seja compatível com sua renda. As prestadoras de serviço geralmente estipulam uma renda mínima para aprovação do pedido, mas é possível contabilizar a renda de duas pessoas no fechamento da operação de acordo com o grau de parentesco.
Posso utilizar meu FGTS?
Em muitos casos, existe a opção de usar o FGTS tanto para dar a entrada num imóvel quanto para abater parcelas do financiamento – mas existem algumas regras para isso. São elas: trabalhar ou morar atualmente na cidade onde você planeja comprar uma casa ou apartamento novo; não possuir nenhum outro financiamento ativo no momento; não ser proprietário de nenhum outro imóvel na cidade onde fica o imóvel de interesse; e ter pelo menos três anos não consecutivos de carteira assinada. Além disso, você também vai precisar de outros documentos, como carteira de trabalho, comprovante de residência, carteira de trabalho, CPF, cópia do IPTU e certidão de matrícula do imóvel que você deseja comprar.
Quanto aos juros
Em 2017, com o ciclo de queda da Selic, as taxas de juros para financiamento sofreram diminuição. Entretanto, esse item deve ser analisado em cada banco. No Sistema de Financiamento de Habitação, atualmente, as taxas ficam entre 9,33% e 11,40%, por exemplo. Por isso, ao decidir financiar um imóvel, é importante procurar auxílio de quem entende do assunto.
Gostou das nossas dicas? Caso tenha alguma dúvida, converse com alguém da STAFE! Além de oferecer imóveis com infraestrutura completa, temos condições especiais para quem fecha um negócio com a gente. Conheça nossos empreendimentos e solicite uma simulação – nós teremos prazer em te ajudar a conquistar seu sonho do imóvel próprio.