Muitas pessoas, em busca de melhores condições de vida, começam a planejar a mudança de cidade. Não é para menos: os índices de criminalidade e desemprego alcançaram níveis inimagináveis nos últimos tempos. O problema está em decidir qual o melhor destino para um novo recomeço. Para ajudar você nessa árdua tarefa, resolvemos listar as melhores capitais do Brasil para se viver.
Os aspectos analisados foram aqueles que mais impactam na qualidade de vida, como saúde, educação, emprego, lazer, segurança, saneamento, sustentabilidade, entre outros. Está curioso para descobrir onde você vai desembarcar para uma nova vida? Fique atento ao post e faça sua escolha!
Curitiba – Paraná
Devemos avisar que você verá, nesta lista, as três capitais do Sul. Isso porque elas estão entre as dez melhores capitais brasileiras para se viver. Quer saber por quê?
A paranaense está na lista por diversos motivos. Um deles é que Curitiba tem uma das maiores áreas verdes por habitante. São mais de 60 metros quadrados por habitantes! Todos muito bem distribuídos em diversos parques, praças e áreas de preservação.
Mas como não é só de árvore que se vive, é importante lembrar que o saneamento básico da capital atinge a maioria dos moradores, além de ter bom atendimento em saúde e número adequado de escolas públicas.
Florianópolis – Santa Catarina
A segunda capital sulista é uma das queridinhas por quem quer sair de férias e também pretende migrar para outra cidade. Ela foi escolhida como 2ª melhor cidade para se viver, já que une as facilidades de um centro urbano à incontestável vantagem de morar na praia.
O dia a dia em Florianópolis também costuma ser mais fácil do que em outras capitais. Isso porque a cidade é bem servida de serviços públicos de saúde, educação, saneamento básico e cultura. A cidade ainda conta com o pólo tecnológico Sapiens Parque, que oferece diversos benefícios para empresas deste segmento terem sede lá.
Os últimos estudos também indicaram melhora nos índices de criminalidade, com queda nos números de homicídios e também de mortes no trânsito. E ainda dá para acordar e olhar para o mar. Um sonho!
Porto Alegre – Rio Grande do Sul
A capital gaúcha é um dos destinos mais procurados para quem busca uma nova cidade para se viver. Um dos motivos é que Porto Alegre oferece excelente qualidade de vida, principalmente para pessoas acima dos 60 anos.
A limpeza da cidade aliada à saúde de qualidade são altamente atraentes para esse público. Também é uma capital indicada para quem busca uma aposentadoria tranquila, com segurança e boas opções de lazer e cultura.
Ainda assim, a cidade também atrai muitos jovens, já que possui uma boa variedade de universidades públicas e privadas. Essa característica faz com que Porto Alegre seja uma cidade para todos os gostos, ou seja, é difícil se dar mal por lá.
A economia desenvolvida é outro fator que chama a atenção, já que novos comerciantes e investidores podem recomeçar a vida no extremo sul do país com muito mais segurança.
Palmas – Tocantins
Se as três cidades anteriores não lhe apetecem, pode ficar tranquilo: a calorosa Palmas é uma das melhores capitais brasileiras para se viver!
Os 266 mil habitantes que moram por lá podem atestar: a capital tem ótima infraestrutura em saúde e educação, além de ter segurança pública de qualidade e um trânsito inimaginavelmente calmo para uma capital brasileira.
Mas não espere o marasmo: Palmas oferece tudo o que uma metrópole é capaz de oferecer. As opções em cultura e lazer são diversas, principalmente porque a própria cultura local é bastante rica. Além disso, as belezas naturais são de tirar o fôlego!
Os moradores de Palmas também têm bom acesso a saneamento básico, um dos principais índices na avaliação da qualidade de vida.
Vitória – Espírito Santo
A capital do Espírito Santo é a melhor capital no quesito educação e cultura. Esse aspecto é avaliado pelo número de escolas e matrículas e também pelo número de museus disponíveis na cidade. É como respirar conhecimento!
Mas não é só isso. Vitória também oferece lindas praias e uma vida tranquila. A capital oferece infraestrutura completa e foi muito bem planejada, o que faz com que o trânsito flua rápido e as vias de acesso façam com que grandes viagens sejam desnecessárias.
O custo de vida da cidade também é um dos destaques. Lá é possível viver com menos. Não é isso o que todo mundo quer?
Belo Horizonte – Minas Gerais
Muitos mineiros costumam dizer que morar em Belo Horizonte é como ter o interior do estado dentro da capital. Isso não deixa de ser verdade, já que muitos moradores carregam os hábitos e o modo de viver de antigamente. Ao mesmo tempo, BH reserva uma vida tranquila e repleta de oportunidades.
Outro atrativo da capital mineira é a educação. A cidade conta com uma extensa rede de instituições de ensino em educação infantil até o ensino superior, oferecendo segurança para o futuro.
Muitos investidores acabam optando por Belo Horizonte também por seus pólos tecnológicos: San Pedro Valley e Parque Tecnológico de BH (BH-Tec). Essa característica faz da região um local promissor para novos profissionais e pesquisadores de diversas áreas.
E não podemos deixar de citar a tradicional culinária mineira, uma das mais saborosas e marcantes da cultura brasileira. Vale a pena, não?
João Pessoa – Paraíba
Quem nunca sonhou em morar no Nordeste brasileiro que atire o primeiro coco. A região é uma das mais belas do mundo e concentra praias que atraem turistas do mundo todo. Em João Pessoa, além de todos os atrativos que todos já conhecem, os habitantes conseguem viver de forma harmoniosa e segura.
Os moradores de João Pessoa têm bom acesso a saúde e educação, além de saneamento básico e bom índice de novos empregos a cada ano. É como unir as férias dos sonhos à realidade do dia a dia. Essas qualidades fazem com que a capital paraibana seja um destino frequentemente escolhido por aposentados que querem morar perto da praia.
O Brasil está repleto de ótimas cidades para morar, basta analisar as opções com cuidado e analisar as necessidades da sua família. Por que não recomeçar? Comece agora mesmo a decidir entre as melhores capitais do Brasil.
Ainda não está convencido? Então aproveite e leia nosso artigo com os principais motivos para viver em Floripa!