Imagine viver em um lugar tranquilo, longe da agitação das grandes cidades, em contato com belas paisagens naturais e com todo o conforto que você deseja. Nesse exercício de imaginação, o primeiro pensamento que cruza nossa mente é aquele que nos diz que tal lugar não existe, ou, ao menos, não deve ser acessível.
No entanto, ao descobrirmos o bairro Morro das Pedras, esse conceito muda. Afinal, trata-se de uma praia de areias fofas e limpas localizada no sul da ilha de Florianópolis, em uma região tranquila e exclusiva.
As atrações do local proporcionam uma experiência incrível de conexão com a natureza. O Mirante do Morro das Pedras, a Vila Fátima, a Lagoa do Peri, as praias da região e muitas outras belezas permitem experimentar diversos eventos prazerosos.
Daqueles momentos que devem ser apreciados com calma, aproveitando cada minuto sem ter que estar com a mente em outro lugar.
Pensando em auxiliar a sua busca por uma rotina pontuada por bons momentos, preparamos este texto. A ideia é que ele sirva de guia para que você aproveite melhor o Morro das Pedras. Continue a leitura e descubra agora mesmo porque esse lugar está se tornando referência em Floripa!
Pontos turísticos
Praias
Florianópolis é um polo para pessoas que buscam descansar nas férias. A cidade conta com uma série de praias famosas que estão sempre cheias em estações de calor. No entanto, mesmo cercada por praias como Campeche e Armação — famosas por atrair muitos turistas — a praia do Morro das Pedras permanece com o charme de um recanto calmo e exclusivo.
Sua calmaria se deve às ondas fortes do mar, que por sinal atrai surfistas. A praia possui aproximadamente 2 km de extensão e uma largura que pode variar entre 5 e 45 metros. A areia é fofa ao tato, e permite caminhadas muito agradáveis. A paisagem que se descortina até o horizonte é muito atrativa aos olhos.
Os locais dizem que é ali que a lua nasce primeiro na ilha, você não vai querer perder essa visão!
Lagoa do Peri
Esta talvez não seja a lagoa mais famosa de Florianópolis, mas é particularmente atrativa por sua beleza e estrutura. Para aqueles que se interessam em visitá-la, ou para os que moram na região e decidem fazer um passeio agradável no fim de semana, passar pela Lagoa do Peri é praticamente obrigatório.
O local recebeu em 2017, recebeu pela terceira vez consecutiva, o selo Bandeira Azul. Essa certificação ambiental internacional analisa 34 requisitos, como excelência na qualidade da água, iniciativas inteligentes e educativas socioambientais e a prática do turismo sustentável.
A Lagoa do Brasil é um dos 5 locais certificados no país e o único balneário da ilha de Florianópolis. Fazendo parte do seleto grupo de apenas 4,2 mil lugares em 50 países do mundo.
Existem inúmeras opções de atividades para que a experiência seja mais completa, como passear de caiaque, stand up paddle, trilhas guiadas ou mesmo curtir as águas doces que contrastam com as mais frias e agitadas da praia.
Há, ainda, lancherias e restaurantes para quando a fome aparecer. Se preferir, no entanto, você pode levar os alimentos e fazer um piquenique agradável. A infraestrutura do local é ótima para isso!
Mirantes
Existem dois mirantes no Morro das Pedras: Mirante do Morro das Pedras e o Mirante da Vila Fátima. O primeiro faz uma referência ao nome do bairro e o segundo representa a sua localização. Afinal, está posicionado em um retiro jesuíta e foi construído há mais de 60 anos no topo de um morro, conferindo ainda mais beleza e charme ao lugar.
Para aqueles que procuram um ambiente de sossego, este é o ambiente perfeito. Recentemente o local foi disponibilizado para hospedagem. Dele, você pode contemplar os eventos naturais que ocorrem ao longe, no mar, e ainda assim estar em segurança.
Além disso, nesse ponto da cidade é possível avistar a linda Lagoa do Peri, em formato de coração, e as baleias que frequentam o lugar em determinadas épocas do ano.
Estrutura
Qualidade de vida
O Morro das Pedras é um lugar para pessoas que buscam uma saúde melhor. Afinal, é um lugar que proporciona o desenvolvimento de bons hábitos, como caminhadas, andar de bicicleta e tudo isso com a vantagem de uma bela paisagem que pode ser apreciada enquanto se exercita.
As grandes cidades não costumam ser muito seguras para pedestres ou mesmo para se locomover em bicicletas e acabam não priorizando o sossego. Por isso, automaticamente se tornam espaços mais democráticos em relação aos meios de transporte.
Essas opções são parte dos benefícios que o local oferece às crianças, jovens mais tranquilos, aposentados, ou seja, pessoas que querem viver bem e com qualidade.
Associação de moradores
Outro aspecto muito positivo relaciona-se diretamente à iniciativa e organização dos moradores da região. Por meio dos esforços somados, é possível perceber inúmeros benefícios alcançados como a criação de projetos importantes.
Entre eles, podemos destacar a criação de um parque ecológico em um terreno que era usado como descarte de lixo e o programa de erradicação a pobreza — uma parceria entre a associação e o poder público para dar assistência a famílias em situação de vulnerabilidade.
Praias vizinhas
O Morro das Pedras é um local turístico que prioriza o sossego, além de proporcionar o bem-estar por meio de suas belas e isoladas paisagens. No entanto, também é possível curtir um programa mais agitado, afinal, está cercado por outras praias que costumam atrair uma escala maior de turistas durante o verão.
A praia do Campeche é vizinha à do Morro das Pedras, mas, ao contrário desta, costuma atrair uma grande quantidade de turistas no verão. De todo modo, por ter uma faixa larga de areia, é sempre possível encontrar um lugar vago para aproveitar os momentos de lazer e se divertir.
A praia da Armação também fica próxima, mas não é tão popular quanto a do Campeche. Ainda que seja tão bela quanto as demais, essa praia é mais famosa pelos restaurantes que servem iguarias culinárias preparadas com frutos do mar. Trata-se de uma parada obrigatória para aqueles que gostam de boa comida.
A praia do Matadeiro fica perto da praia da Armação. Sua beleza natural foi pouco modificada por ações humanas. Há poucas casas, um número muito pequeno de moradores e apenas três restaurantes. É um lugar que proporciona sossego e silêncio e é indicado àqueles que querem fugir da agitação diária.
O Morro das Pedras é aquele refúgio para quando a vida nas grandes cidades deixa de interessar.
Se você quer criar seus filhos em um lugar mais calmo, ou desfrutar da aposentadoria em uma praia que parece ter saído de um cartão postal — ou mesmo se seus interesses apontam para espaços mais reservados, esse é o lugar ideal.
O que achou deste conteúdo? As informações que trouxemos foram úteis para que você conheça um pouco mais sobre Morro das Pedras? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e divida com seus amigos as belezas desse lugar extraordinário.