Você já deve ter ouvido falar que os 60 anos são os novos 40. E não é para menos. Hoje em dia, com o aumento da expectativa de vida, as pessoas consideradas idosas estão longe do estereótipo de fragilidade ou invalidez.
Isso porque, cada vez mais, estão adotando hábitos saudáveis que aumentam a longevidade e a qualidade de vida.
Além de contribuir com os ossos e com a musculatura, pesquisadores da Unicamp atestam que os exercícios melhoram a plasticidade do cérebro, o que ajuda a reorganizar estruturas danificadas com o tempo, dores, isquemias e outros problemas.
Embora a disposição esteja maior, é importante frisar que nessa etapa da vida ocorre a perda das massas óssea e muscular, diminuição da força e maior vulnerabilidade a acidentes. Por isso, o ideal é praticar exercícios de forma gradual e com acompanhamento de profissionais.
Mas você já imaginou poder se aposentar de forma tranquila e ativa à beira-mar? Para ajudar você a escolher uma atividade prazerosa e um esporte para ser praticado na praia, fizemos esse post com os melhores esportes para a terceira idade. Ficou curioso? Confira a lista e prepare-se para alongar os músculos!
1. Caminhada
Vamos começar esta lista com o esporte mais democrático: a caminhada. Essa atividade é indicada por pessoas de todas as idades. Isso porque ela tem baixo impacto e pode ser adaptada ao ritmo de cada um.
Aproveite as vantagens de morar na praia e comece caminhando na areia pela manhã. Assistir ao nascer do sol vai ser o combustível que faltava para sua determinação!
É importante que você utilize um tênis confortável e próprio para a atividade, já que o uso incorreto de calçados pode acarretar em graves problemas de articulação.
Durante o esporte, fique atento à respiração e só aumente o ritmo se você se sentir seguro. A regra geral é conseguir conversar sem ficar ofegante.
Para ter um estímulo a mais, estabeleça uma meta para ganhar de si mesmo e claro, o mimo de uma água de coco geladinha depois do treino. Mas não deixe para se hidratar só no final da atividade. É muito importante carregar uma garrafa d’água durante todo o seu trajeto.
Caminhar pelo menos três vezes por semana vai melhorar suas funções cardiovasculares e suas atividades pulmonares, portanto, crie sua rotina!
2. SUP (Stand up Paddle)
Para os que gostam de um pouquinho mais de adrenalina na hora de praticar esportes, uma dica é o SUP. A atividade consiste em ficar em pé em uma prancha com um remo para se movimentar sobre a água.
Embora o esporte exija equilíbrio, qualquer um pode testar suas habilidades, já que é preciso utilizar coletes salva-vidas para garantir sua segurança.
A febre do SUP é tanta que hoje é difícil encontrar uma praia que não tenha um monitor para auxiliar no esporte, que trabalha os braços e melhora a postura do praticante.
Procure fazer o SUP pela manhã ou no final da tarde, que é quando o sol está mais ameno e oferece menos riscos à saúde.
3. Natação
Para os que já praticam esportes e têm bastante resistência, uma dica é praticar a natação no mar. A prática é indicada para melhorar a saúde cardíaca e o funcionamento dos pulmões, além de trabalhar os músculos dos membros inferiores e superiores e também do abdômen.
Os competitivos podem concorrer nas categorias específicas para sua idade. A travessia que vai à Ilha do Campeche, por exemplo, tem a categoria para nadadores acima de 70 anos.
É importante que a natação no mar seja realizada por quem já tem experiência e segurança para a atividade. Para se sentir mais seguro, procure treinar com mais pessoas ou contrate um profissional para monitorar seu desempenho.
4. Yoga
Está em busca de uma atividade arrebatadora para corpo e mente? Então comece a pensar na possibilidade de praticar Yoga na praia. O bom desse esporte é que tudo o que você precisa é de vontade.
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter o esqueleto de borracha para fazer as posições, basta adaptá-las ao que comunica o seu corpo e, com o tempo, você criará mais flexibilidade.
As praias das melhores capitais brasileiras já possuem grupos que se encontram exclusivamente para a prática de Yoga na praia. Informe-se na sua cidade e comece a ver as melhorias que essa atividade calma e intimista pode fazer pelo seu corpo.
Entre as vantagens estão a redução da incidência de fraturas e fortalecimento muscular, já que auxilia no tratamento contra a osteoporose.
5. Frescobol
Quem nunca pegou um par de raquetes e uma bolinha e saiu em busca de um parceiro para o frescobol? Esse é um dos esportes mais populares pelas praias brasileiras.
A atividade consiste em enviar a bola ao adversário por meio da raquete. Ninguém pode deixar a bola cair ou quicar. É um esporte divertido e extremamente benéfico para a saúde, já que trabalha todos os músculos do nosso do corpo, ajudando a manter a forma na terceira idade.
Procure realizar a atividade em horários em que o sol esteja mais fraco para evitar queimaduras, insolações, desidratação e claro, o câncer de pele.
É importante levar uma bolinha reserva, já que é muito comum que elas fujam para o mar mais rápido do que os praticantes chegam até elas.
6. Alongamento
Independentemente da prática esportiva que você escolher, não deixe de realizar o alongamento antes e depois dos esportes. Preparar os músculos para os impactos que virão é fundamental para evitar dores e contusões.
Você pode fazer sozinho ou com a ajuda de aparelhos que comumente ficam na beira-mar. Aproveite para alongar pernas, braços e pescoço. Não esqueça de nenhuma parte do corpo e garanta a qualidade de vida na aposentadoria.
A prática de esportes na terceira idade só traz benefícios. Mesmo assim, como o organismo sofreu diversas alterações fisiológicas ao longo da vida, o ideal é conversar com um médico e pedir a ajuda de profissionais de educação física para que seu desempenho seja o mais correto.
Aproveite mais sua cidade, faça da areia a sua academia particular e veja como morar na praia durante a aposentadoria pode ser vantajoso. Existem diversos esporte para terceira idade e você vai achar algum ideal para a sua rotina. Se quiser saber mais sobre esse e outros assuntos, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!