Atualmente, mães e pais estão mais conscientes de que é preciso ensinar os filhos a cuidarem de sua saúde física e mental. Organizar uma rotina para as crianças, com espaço para esporte e lazer é imprescindível nesse processo de aprendizagem.
Contudo, quando se trata de crianças, sabemos que o exemplo vale mais do que palavras. Por isso, muito mais eficiente do que encorajar os pequenos a participarem de brincadeiras e atividades esportivas, é engajar-se nessas práticas com eles.
Além de estar transmitindo segurança e um bom exemplo, praticar esportes e brincar com seu filho ajudará a criar laços de confiança ainda mais fortes entre vocês.
Neste post, vamos falar dos benefícios que essas práticas podem trazer para a vida de toda a família. Confira!
Uma forma de passar tempo de qualidade com as crianças
Todo mundo sonha em poder oferecer uma vida confortável para os filhos. Como conforto pode custar caro, é compreensível que pais e mães passem boa parte de seu tempo trabalhando.
Quem precisa dedicar uma grande carga horária às tarefas profissionais, sabe da importância de aproveitar, da melhor forma possível, o tempo com aqueles que mais amam.
Realizar atividades lúdicas e esportivas com as crianças é uma excelente estratégia para tornarem significativos os momentos que a família passa reunida. Que tal sair para dar uma volta na praia, mergulhar, surfar ou andar de skate? Esses são exemplos de ótimas atividades para serem realizadas entre pais e filhos.
Além de tornar a interação muito divertida, a prática de esportes é uma excelente forma de mostrar para as crianças que o lazer é mais do que ficar em casa jogando videogame ou ir ao shopping.
As crianças apreciam muito a presença dos pais nas brincadeiras. Geralmente, esses momentos geram boas lembranças para toda a vida.
Estimula as crianças a adotarem um estilo de vida mais saudável
A consciência de que é possível se divertir fazendo uma atividade ao ar livre pode ter um grande impacto na forma como as crianças enxergam o mundo a sua volta, a começar pelo seu próprio corpo.
Hoje em dia, é realizada a prática de esporte infantil em espaços destinados, exclusivamente, para este fim. Escolas de dança, de natação, de judô e outras, podem ser opções para a agenda dos pequenos.
Certamente, essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento físico e psíquico. Entretanto, quando os pais se engajam na prática de exercícios físicos e o transformam em um momento de lazer, a criança atribui o significado de diversão aos esportes e não apenas o encaram como compromisso.
Essa nova perspectiva ajudará as crianças a levarem um estilo de vida saudável no futuro. Isso acontece porque quando elas entendem que é preciso pouco para poder colocar o corpo em movimento, é mais fácil que se tornem adultos dispostos a se exercitarem, independente do contexto no qual estarão inseridos.
Auxilia no desenvolvimento psíquico
Que a prática regular de esportes tem uma grande influência no desenvolvimento físico e motor das crianças, todos nós já sabemos. O que muitas vezes acabamos deixando de lado é o quanto essas experiências contribuem para o desenvolvimento psíquico dos pequenos.
Nesses momentos, a segurança da presença dos pais é fundamental para ajudar na superação de dificuldades. Além disso, a companhia de adultos participativos é uma importante fonte de estímulo.
Contribui no desenvolvimento de um relacionamento saudável com a natureza
Brincar e praticar esportes ao ar livre, principalmente em espaços como praias e parques, auxilia as crianças a desenvolverem um relacionamento mais saudável com a natureza.
Criar oportunidades para esse tipo de desenvolvimento é algo que precisa ser levado a sério. Atualmente, adultos e crianças vivem grande parte do tempo em espaços artificiais, o que acaba provocando o distanciamento da realidade.
Para compensar esse problema do mundo moderno, é importante permitir que as crianças tenham oportunidades de manter contato com a natureza. Isso amplia o repertório de estímulos e oferece as informações necessárias para que os jovens consigam decifrar o mundo.
Algumas práticas esportivas podem ajudar bastante nesse sentido, já que oferecem um intenso contato com ambientes naturais, como o surf e o mergulho.
Relacionamento saudável com a cidade e com os espaços públicos
Além de resgatar a relação entre as crianças e a natureza, brincar na rua ou usar espaços públicos como praças e parques ajuda os pequenos a estabelecerem um contato mais próximo com a cidade onde vivem.
É claro que viver em um ambiente com diversas áreas de lazer, tais como casas ou condomínios com piscina, quadra esportiva e playground, por exemplo, é importante para estabelecer uma rotina saudável. Entretanto, frequentar espaços públicos também contribui para formação humana e, portanto, deve receber atenção.
Além de ser importante para as crianças, passar um tempo ao ar livre com seu filho pode tornar a sua vida menos estressante. Que tal se aventurarem em cima de um skate?
Procure valorizar os aspectos lúdicos do esporte
Neste texto, falamos muito da importância dos esportes para o desenvolvimento infantil. Até mesmo a competitividade — que faz parte de algumas práticas esportivas — tem o seu papel na formação cognitiva das crianças. Ganhar e perder são experiências importantes para o desenvolvimento da inteligência emocional.
Contudo, cabe mostrar para as crianças que é possível exercitar e brincar ao mesmo tempo. Nem sempre a prática de esportes precisa ser competitiva, podendo estar ligada apenas ao lazer.
E já que o objetivo é se divertir, é preciso que os pais tomem cuidado para não acabar forçando a criança a realizar atividades que ela não tem vontade ou se sente desconfortável.
O papel dos pais é criar possibilidades para que a família possa se divertir e se exercitar junto. Nessas oportunidades, é importante ouvir o que a criança tem a dizer e quais são suas preferências.
Gostou de nossas dicas sobre como incluir o esporte e lazer em família? Siga a nossa página no Facebook para ficar sabendo sempre que mais textos como este forem postados em nosso blog!