

Um imóvel é uma compra grande – para dar conta das parcelas, é preciso cortar alguns gastos e economizar. Entretanto, segurar o orçamento pode ser uma tarefa difícil para alguns. Isso não é motivo para deixar de comprar o seu tão sonhado imóvel! Basta tomar algumas precauções e fazer os cálculos certos para que, no fim do mês, as contas não assustem e não falte dinheiro.
Quer saber como guardar seu dinheiro da forma certa? A STAFE te ajuda! Confira aqui as nossas dicas para economizar e comprar seu imóvel em 2018.
Faça uma planilha de planejamento
Planejar é o primeiro passo da estratégia. Nesse momento, é ideal que você crie uma planilha e documente tudo o que você está recebendo e o que está gastando – esse é o seu fluxo de caixa. A partir daí, você consegue ter uma ideia melhor do quanto conseguirá economizar sem prejudicar suas contas básicas, como água, luz e gás. O ideal é economizar pelo menos 30% da renda mensal familiar e destinar esse dinheiro a uma poupança até obter 20% do valor do imóvel desejado.
Corte gastos supérfluos
Ter uma assinatura de televisão a cabo é bom? Sim – mas não é essencial. Liste todos os gastos do tipo e livre-se deles. É bom ter um conforto a mais, mas viver sem eles por um tempo é um sacrifício que vai valer a pena. Corte também gastos com pedidos de tele-entrega de comida, idas à baladas e compras feitas por impulso. Nesse momento, qualquer gasto desnecessário pode comprometer seu orçamento!
Dê um tempo no cartão de crédito
Claro que os cartões de créditos são ótimos em caso de emergências ou compras grandes que podem ser parceladas. Mas eles também são grandes responsáveis por possíveis descontroles! Por isso, caso não possa cancelar, deixe ele em casa quando sair – assim, você não cai em tentação e só usará quando estritamente necessário.
Feche contas e regularize dívidas
Cartões de loja, prestações de móveis e eletrodomésticos, financiamento da faculdade… Tudo isso pode prejudicar as suas economias. Feche contas e tente quitar qualquer dívida ativa que tiver. Dessa forma, você pagará menos em juros e estará com o bolso livre para se comprometer com o pagamento do seu imóvel.
Lembre-se dos gastos a mais que você terá
No processo de compra, existem diversos outros custos adicionais: documentação, taxas e impostos podem chegar a até 4% do valor do imóvel. Por isso, lembre-se de economizar um pouquinho a mais para não ser pego de surpresa!
Seguindo essas dicas, logo você terá o suficiente para conquistar o seu imóvel! Lembre-se também de sempre escolher um empreendimento com bom custo-benefício, que se adapte bem a sua situação financeira. Gostou das sugestões? Caso tenha alguma dúvida, converse com a gente – aqui na STAFE, temos as melhores condições para você realizar seu sonho sem se prejudicar. Entre em contato e saiba mais sobre as opções!