A arquitetura e a decoração se transformam de acordo com as mudanças no comportamento humano. Há alguns anos, por exemplo, cozinhar virou uma diversão, um pretexto para reunir a família e os amigos. Nesse cenário, decorar espaço gourmet passou a ser uma das atividades mais importantes na hora de decorar, providenciar obras ou construir uma casa.
Esse cantinho onde as pessoas se sociabilizam também é conhecido como varanda, área, varanda gourmet, área da churrasqueira, entre outros nomes.
Diferentemente da cozinha clássica, o espaço gourmet prioriza a interação social. Por isso, quem está pensando em mudar de casa ou apenas fazer uma reforma deve dar atenção especial a esse cantinho culinário, uma das áreas mais amadas em qualquer imóvel.
Quer saber mais? Então acompanhe neste post dicas incríveis para deixar o espaço gourmet prático, alegre e aconchegante. Venha com a gente!
1. Escolha os móveis adequados
Para decorar um espaço gourmet, uma dica interessante é privilegiar componentes que lembrem a natureza, como pedras e peças de madeira. Eles ajudam a dar um tom de acolhimento e conforto para o ambiente.
Não se esqueça de planejar que tipo de material você quer para as bancadas. O granito preto, o inox e os silestones costumam cair muito bem nesse tipo de área. Outro ponto essencial no espaço gourmet é a seleção de móveis pertinentes para áreas externas, uma vez que eles provavelmente ficarão expostos ao sol, à chuva, ao vento e, até, a maresia.
Mesmo nos locais com cobertura e porta de vidro, em algum momento, esses fatores climáticos podem acelerar o desgaste da mobília. Existem no mercado tecidos tecnológicos, madeira especialmente tratada para ficar ao ar livre e até mesmo fibras diferenciadas.
São itens que imitam muito bem as peças naturais, mas que são menos vulneráveis que elas. Dessa forma, podem ser deixados em lugares abertos sem nenhum problema.
Para mesas e cadeiras, as versões em fibra, em acrílico e em alumínio são alternativas que reúnem beleza e proteção contra a ação do tempo. Nos assentos, prefira os tecidos que passaram por processos de impermeabilização, como o couro náutico ou o vinil.
Credibilidade
Justamente por ficarem mais vulneráveis às intempéries climáticas, os móveis do espaço gourmet requerem qualidade de ponta. Nesse contexto, prefira marcas de confiança que aliem design arrojado com a necessária durabilidade.
Na Tock&Stock, por exemplo, você pode aproveitar parte da linha para varanda e jardim, como banquinhos, módulos de madeira para fazer sofás e mesinhas de centro. Outra excelente possibilidade são os móveis da Saccaro, que já tem bastante experiência na fabricação de mobília para áreas externas.
Essa empresa atende a resorts, hotéis e clubes de luxo por todo o país, sendo que seus produtos são considerados uma marca premium no mercado de design, uma verdadeira referência em sofisticação.
Mais um caminho são as produções de artistas consagrados no meio da decoração. O designer Hugo França, por exemplo, é especialista em esculturas mobiliárias a partir do reaproveitamento de resíduos florestais, isto é, suas mesas, cadeiras e demais variações são verdadeiras peças de arte. Ele faz um diálogo criativo com matéria-prima à base de resíduos florestais. Assim, é feita uma conexão agradável entre a natureza e o recinto.
2. Analise a disposição dos elementos na área
Outro cuidado essencial quando você for decorar o espaço gourmet é pensar no arranjo dos móveis e eletrodomésticos. A decoração tem que ficar agradável e bonita, mas alguns critérios técnicos precisam ser obedecidos.
Desse modo, divida o espaço gourmet em três partes: quente, molhada e gelada. Na quente, devem ficar a churrasqueira, o fogão, o forno à lenha, as panelas elétricas e afins.
No cantinho molhado, concentre as pias e o tanque. Já em uma terceira área, deixe a geladeira e o freezer. Para não comprometer o rendimento dos aparelhos, mantenha certa distância entre essas três subdivisões, principalmente entre o espaço das coisas quentes e o da gelada.
A bancada de preparação dos pratos tem que ser instalada perto da área quente, por uma questão de praticidade. Outra dica nesse parte do espaço gourmet é contar com paredes revestidas de materiais duráveis e fáceis de lavar.
Assim, fica mais prático garantir um local sempre limpo quando você for receber os convidados. Afinal, o espaço gourmet deve ser um local divertido, e não mais um motivo para preocupação.
3. Dê prioridade à circulação das pessoas
Para quem gosta de receber, o espaço gourmet é o melhor ponto de uma casa, não é mesmo? Por essa razão, muita gente considera que o local certo para morar tem que oferecer uma área como essa. Afinal, diversão e confraternização não fazem mal a ninguém, pelo contrário.
Só tem um porém: é necessário garantir a segurança das pessoas, principalmente os idosos. Nessa faixa etária, o risco de acidentes é alto e a recuperação dos ossos mais lenta. Por isso, é preciso garantir uma passagem segura para evitar que as pessoas da terceira idade quebrem um braço ou uma perna, por exemplo.
Por essa razão, garanta que o espaço gourmet seja um palco exclusivo de momentos de lazer e entretenimento. Desse modo, providencie a decoração de modo a reduzir os riscos de quedas ou outros imprevistos. É fundamental pensar também na proteção de crianças e adolescentes.
Por ser uma área em que se cozinha, sempre pode ter alguém carregando uma assadeira quente, por exemplo. Nesse sentido, todo cuidado é pouco. O exagero na quantidade de mobília ou até de itens decorativos pode atrapalhar. O ideal é deixar os móveis mais perto das paredes, com exceção de uma boa mesa grande na área central, que vai garantir uma convivência agradável.
4. Invista nas plantas e arranjos
Uma boa caprichada nas plantas vai proporcionar alegria e frescor para o seu espaço gourmet. As folhagens contribuem para o relaxamento e deixam o recinto mais aconchegante.
Use vasos maiores com árvores pequenas, como a jabuticabeira, em cantos da área para dar um charme especial. As paredes vivas também oferecem um visual incrível. Você pode fazer um painel vertical com flores e outro com folhagens mais compridas, como a samambaia, que vai dar aquele efeito maravilhoso de cascata verde.
Por ser justamente feito para a culinária, o espaço gourmet pede uma hortinha com temperinhos frescos, concorda? Use um canteirinho de plástico ou madeira decorativa e coloque em uma das paredes. Dá para plantar alecrim, salsinha, manjericão, cebolinha, pimenta etc. Dessa forma, você vai ter uma comidinha saborosa e um local bonito e perfumado.
Outra dica é usar peças de cozinha como enfeites. Você pode aproveitar um bule mais bem trabalhado e usá-lo como vaso para suas flores. Plantar cactos e suculentas em xícaras também é uma ideia interessante. Fica uma graça!
5. Aposte nas cores
Um toque de cor é sempre positivo no espaço gourmet, justamente para trazer aquele tom de alegria e diversão para o ambiente. O ideal é agregar cores alegres com outras mais sóbrias.
Paredes de cor terra, coral ou vermelho, por exemplo, podem ser mescladas com faixas coloridas de azulejo trabalhado ou de ladrilhos hidráulicos. Essa mistura dá um resultado incrível em termos de estética.
O mesmo pode ser feito nos banquinhos que vão à mesa: fica bem alegre os suportes de cor única com estofados estampados no assento. Assim, você ganha um ar mais despojado, que combina bastante com o estilo descontraído do espaço gourmet. Também costuma dar muito certo apostar nas cores em alguns detalhes da decoração, como pufes, almofadas, luminárias e tapetes.
Como você já deve ter notado, decorar espaço gourmet é uma atividade prazerosa e muito divertida. Se você investir em uma decoração atraente e comprar os móveis apropriados, o cantinho culinário será um palco recheado de conforto para momentos inesquecíveis com a família.
Anda pensando em trocar o layout de outras áreas da casa? Quem sabe até mesmo uma mudança para um imóvel novo? Então leia nosso artigo sobre as mais recentes tendências de decoração!