Imagine a seguinte situação: depois de alguns anos vivendo no mesmo apartamento, você percebe que ele ficou pequeno para sua família. Apesar de ter sido um verdadeiro lar, o qual você passou por vários momentos alegres, ele não consegue mais proporcionar o conforto de antigamente.
Sendo assim, você decide se mudar para uma residência melhor. No entanto, surge uma dúvida: diante de tantos tipos de imóveis diferentes sendo ofertados, qual será o melhor para a sua família?
Ainda que essa seja uma dúvida bastante comum, não se preocupe! A resposta é bem simples e varia de acordo com as características de cada família. Uma vez que, para cada uma, existe um modelo de residência mais indicado.
Basicamente, existem dois tipos principais de residências, que são as casas e os apartamentos. Porém, existem outras opções para cada um desses modelos. Para que você entenda melhor sobre os diversos tipos de imóveis, reunimos as suas principais características. Assim você conseguirá realizar com mais segurança a sua escolha. Boa leitura!
Tipos de casa
Casa Térrea
Muito popular, uma casa térrea é uma residência que possui apenas um andar, resultando em uma construção sem escadas. Por isso, esse tipo de imóvel é o preferido de pessoas que se preocupam com a acessibilidade — muito indicado para famílias que possuem idosos ou alguém com deficiência de locomoção.
Esse modelo de casa é mais em conta do que outros tipos, dado que ele possui construção mais rápida e exige uma estrutura menos robusta. Entretanto, para se conseguir uma boa residência térrea, é necessário um terreno amplo.
Outro ponto negativo é o mau aproveitamento do lote. Dependendo do que se deseja, boa parte do terreno fica destinado à construção, podendo não sobrar muito espaço livre para jardins ou áreas de lazer.
Sobrado
Conceitualmente, sobrado é qualquer tipo de imóvel que possui mais de um pavimento. Sua principal vantagem é a versatilidade, uma vez que é possível construir casas espaçosas e de grande beleza em terrenos pequenos, as quais permitem criar espaços amplos, perfeitos para receber os amigos.
Outra vantagem é uma melhor distribuição dos cômodos, o que resulta em projetos arquitetônicos práticos e que possuem maior aceitação do mercado, gerando valorização. Todavia, esse tipo de imóvel possui uma menor acessibilidade devido à existência de escadas.
A grande desvantagem são os custos. Além da manutenção ser mais cara, comprar um sobrado necessita de mais investimento do que outros modelos de residência.
Casa Geminada
De maneira simples, uma casa geminada é um tipo de imóvel em que duas ou mais unidades residenciais são construídas juntas, sendo separadas apenas por uma parede. Normalmente, essas residências utilizam um projeto arquitetônico simétrico, o qual favorece o compartilhamento de parte da estrutura.
Uma das principais vantagens dessa categoria de casa é o preço, pois, por serem construídas em série e em um mesmo lote, os custos de construção serão menores, resultando em um valor de venda competitivo.
Entretanto, assim como acontece em apartamentos, os moradores têm uma privacidade menor, já que compartilham uma parede. Outra desvantagem é o espaço, visto que, em muitos casos, por ser construída em um único terreno, uma casa geminada costuma ser mais compacta.
Lofts
Inspirados em galpões e armazéns americanos da década de 70, um loft é um tipo de imóvel que não possui divisões entre os cômodos. Por usar em muitos casos o pé direito duplo e mezanino, proporciona ambientes amplos e modernos.
Esse modelo de casa consegue fazer um melhor uso de espaços pequenos, criando uma ideia de amplitude. Contudo, um loft é indicado para pessoas que vivem sozinhas ou casais jovens, dado que não existe muita privacidade devido à ausência de divisórias.
Outro fato que pode incomodar é a cozinha aberta. Como ela está integrada ao resto da casa, se os moradores não realizarem uma limpeza constante, é possível que toda a residência fique engordurada.
Tipos de apartamento
Apartamento
O apartamento é um dos tipos de imóveis mais populares. Normalmente construído em prédios, essa residência pode apresentar diversas configurações de acordo com o padrão do empreendimento. Mas de maneira geral, um apartamento possui 2 ou 3 quartos, sala, cozinha e, em edifícios mais novos, uma vaga de garagem.
Suas principais vantagens são os custos mais acessíveis de aquisição e de manutenção. Pelo fato do apartamento fazer parte de um condomínio, normalmente, ele é mais seguro que uma casa em um bairro aberto. Porém, eles não são espaçosos e, por ter uma grande quantidade de vizinhos, os moradores não possuem muita privacidade.
Cobertura
Em muitos empreendimentos, as construtoras fazem uma unidade diferenciada no último pavimento do prédio. Muito valorizadas, as coberturas apresentam uma configuração mais espaçosa e diferenciada das demais unidades do edifício.
Entretanto, para poder viver em um imóvel desse tipo, é necessário realizar um alto investimento, sofrer com a baixa pressão d’água e ser o responsável pela manutenção do telhado.
Duplex e Triplex
Conceitualmente, um duplex nada mais é que um apartamento de dois pavimentos. Caso exista um terceiro andar, o imóvel passa a se chamar triplex. É mais comum encontrar esse tipo de imóvel nas coberturas dos edifícios, entretanto, nada impede que existam empreendimentos que possuam esse padrão em outros pavimentos.
As vantagens e desvantagens são semelhantes às encontradas em coberturas. Sendo assim, um duplex proporciona uma configuração mais espaçosa, com uma melhor aceitação do mercado — o que resulta em um imóvel mais valorizado. Porém, é necessário realizar um investimento maior para adquiri-lo.
Kitnet
Muito comum nas grandes cidades, uma kitnet é um apartamento pequeno, composto por apenas 2 cômodos — uma sala-quarto-cozinha e um banheiro. Por ser um imóvel pequeno, uma das principais vantagens de um imóvel desse tipo são os custos e uma praticidade no dia a dia.
Logo, uma kitnet é muito indicada para pessoas solteiras ou casais sem filhos que desejam viver próximas aos seus locais de trabalho.
Flat
Conhecido também como apart-hotel, um flat é um apartamento compacto que disponibiliza aos moradores serviços semelhantes aos de um hotel.
Indicado para pessoas que possuem uma rotina mais corrida ou em uma situação provisória — como um processo de divórcio ou à procura de um apartamento —, esse tipo de imóvel apresenta taxas menores do que as encontradas nos serviços de hotelaria.
Muito procurado por investidores, um flat tem como principais desvantagens a impessoalidade. Uma vez que muitas pessoas não vivem ali de maneira permanente.
Dica extra: casas em condomínio fechado
Para as pessoas que desejam conciliar o conforto e espaço que um sobrado oferece com a segurança e praticidade de um apartamento, uma boa escolha é adquirir uma casa em condomínio fechado.
Normalmente são residências de alto padrão que contam com uma estrutura completa de lazer e de vigilância. Por isso, esse tipo de moradia é a preferida de pais que desejam que seus filhos tenham a liberdade e segurança para brincar na rua, e de famílias que procuram qualidade de vida.
Como você pode perceber, o mercado oferece diferentes tipos de imóveis. Entretanto, para cada estilo de vida existe um modelo de residência mais indicado.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre qual é o melhor para você, entre em contato conosco! Teremos prazer em lhe ajudar!