Quer uma prova de que Florianópolis está bem no centro da cena do skate nacional e não vive apenas de esportes aquáticos? É no Rio Tavares, no sul da ilha, que vivem, por exemplo, skatistas como Pedro Barros e seus vizinhos, Vi Kakinho e Murilo Peres.
Aliás, é lá que eles improvisam suas manobras, no bowl construído no quintal da casa de Pedro, um dos atletas melhor ranqueados pela confederação do esporte. Só nesse bairro, há mais de 20 pistas particulares como a dele.
Andar de skate em Florianópolis é rotina para muitas pessoas e há lugares incríveis — públicos ou não — construídos para receber suas manobras radicais. Quer conhecer alguns deles? Neste artigo, mostraremos os lugares mais descolados da região Sul da capital catarinense. Aproveite a lista!
1. Casa Flutuar
No Rio Tavares, a Casa Flutuar reúne uma pista de skate perfeita para o encontro dos amantes do esporte, gastronomia e lazer. O espaço fica na avenida principal do bairro e recebe um público descolado e diverso. Mais legal que isso é que a pista também pode ser usada para receber projetos comunitários e aulas para futuros skatistas!
2. Pista da Costeira do Pirajubaé
Você sabia que a maior pista de skate pública do Sul do Brasil fica em Florianópolis? Ela foi construída pela prefeitura, em reconhecimento à importância da cidade para o esporte — e vice-versa. A capital catarinense vem sendo chamada, há alguns anos, de Califórnia brasileira, por abrigar grande parte dos atletas melhor ranqueados pela Confederação Brasileira de Skate.
Assim, na metade de 2016, o município inaugurou o complexo, que tem nada menos do que quatro mil metros quadrados, para dar mais opções aos adolescentes que vivem na cidade. Como todo o projeto e execução foi acompanhado pelos atletas, dá para ter uma ideia de que o local é ótimo para fazer suas manobras em qualquer horário do dia e sem pagar nada por isso!
3. Hi Adventure
Lembra daquela turma do Rio Tavares que mencionamos no início deste artigo? Há muitos atletas ali responsáveis pela disseminação do esporte na região. A Hi Adventure, por exemplo, também começou no quintal da casa de um skatista, o Rafael Bandarra.
Ele e um amigo compraram um terreno entre as dunas que separam o bairro da praia e construíram um imenso bowl vermelho que existe até hoje, mais de dez anos depois, e que é tradicional entre os atletas da cidade. O local é, também, uma pousada e vende produtos relacionados ao esporte.
4. Karagua Quintal
Um lugar para praticar suas manobras de um jeito mais descontraído e relaxado, o Karagua Quintal permite transições mais leves, com quarters e ondulações. Muitos skatistas se encontram por ali para uma sessão de relaxamento e diversão, já que a pista é menor.
5. Konig Bowl
Também no Rio Tavares, reduto de skatistas em Florianópolis, o Konig Bowl oferece um bar para os visitantes e uma pista com clima bem semelhante à da Hi Adventure, pelo seu espírito de comunidade e por ser perto da praia. Lá, você pode cruzar com nomes como Márcio Konig, dono do lugar, Caique Silva e Marcos Gabriel.
Por ser considerada a Califórnia brasileira, andar de skate em Florianópolis é um prazer. A cidade acolheu alguns dos melhores atletas do país, que atuam de forma ativa para oferecer bons espaços para as manobras dos skatistas que vivem na cidade. Cada dia mais, outros atletas optam por morar em Floripa para aproveitar esse clima que foi criado no município.
O que achou da nossa lista? Se quiser saber mais sobre os esportes e as atrações que a cidade tem a oferecer, siga nossas páginas no Facebook e no Instagram!