Prestigiada por visitantes do mundo inteiro, a cidade de Florianópolis tem motivos de sobra para ser chamada de Ilha da Magia. Com atrativos de tirar o fôlego, o que não faltam são belezas naturais inigualáveis e uma vida urbana agitada, sendo o local ideal para todos os gostos e idades.
O sul da ilha de Florianópolis, especialmente, tem um cenário perfeito para quem deseja relaxar em praias paradisíacas, aproveitar rotas gastronômicas ou apreciar o que há de melhor na arquitetura açoriana. Essa última fica evidente no Ribeirão da Ilha, onde ocorreu o primeiro assentamento da colonização.
O contato intenso com a natureza nessa parte de Floripa prova por que a cidade é uma das mais procuradas por quem busca mais qualidade de vida e os benefícios de se morar bem perto da praia.
Preparamos um roteiro dos melhores pontos turísticos do sul da ilha para você renovar a energia em um local inesquecível! Quer saber mais? Continue a leitura e bom passeio!
Sul da Ilha de Florianópolis: paraíso que encanta
No século XVIII, o litoral de Santa Catarina foi amplamente colonizado por imigrantes oriundos da portuguesa Ilha de Açores. Apesar de vermos essa cultura presente em quase toda a cidade de Floripa, é no sul da Ilha, sobretudo no bairro Ribeirão da Ilha, como dissemos, onde os elementos da colonização ficam mais presentes.
Nesse bairro, além da arquitetura, traduzida em casas e igrejas seculares, preservadas em modelos tradicionais das antigas vilas portuguesas, a gastronomia também encanta pela inspiração açoriana com ampla oferta de pratos saborosos de frutos do mar.
Contudo, o sul da Ilha da Magia ainda tem outros atrativos que fascinam os turistas, principalmente os que curtem atividades ao ar livre. Algumas das mais belas e disputadas praias da ilha estão nessa região.
A extensa área de Mata Atlântica, oportunizando grandes trilhas e muito contato com uma área verde bem preservada, é outro fator que promove um roteiro singular para os mais aventureiros.
Lugares considerados parada obrigatória no sul da Ilha da Magia
Selecionamos alguns lugares imperdíveis para você conhecer no sul de Florianópolis! Anote cada detalhe, organize seu calendário e descubra por que milhares de pessoas viajam, todos os anos, para a ilha em busca de bem-estar e momentos inesquecíveis.
Ilha e a Praia do Campeche
Ir ao sul da Ilha e não visitar a Ilha do Campeche é como ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel. Clichês à parte, esse é um atrativo obrigatório na ilha, já que o local é tombado, desde 2000, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tamanha a sua riqueza paisagística, arqueológica e etnográfica.
Devido aos cuidados de preservação, inclusive com os animais exóticos (como quatis) que andam livremente, durante o verão são permitidas até 800 pessoas por dia na ilha.
Também em prol da preservação do riquíssimo ecossistema, a visita ao local é restrita às condições climáticas, ao longo do ano, e as saídas de barco partem da Praia da Armação.
Por isso, é bom se programar para conseguir incluir toda essa beleza no seu roteiro. Da mesma forma, a Praia do Campeche, que fique de frente à ilha, com seu mar cristalino em tom de azul esverdeado, é outro local magnífico, muito procurado por surfistas e kitesurfistas, devido às condições favoráveis de vento e ondas.
Contudo, também é muito frequentada por famílias e idosos, sendo, na verdade, uma praia bem democrática e eclética, apreciada por visitantes de todas as idades.
Outro ponto forte é que a Praia do Campeche se inicia na Praia da Joaquina e termina no canto norte do Morro das Pedras. Por não haver limites geográficos entre elas, é possível caminhar à vontade pelas três, o que proporciona um belo passeio em muitos quilômetros de areia.
Trilhas do Pântano do Sul
Como dissemos, além das praias, as diversas opções de trilhas no sul da ilha são grandes atrações também para passar um bom dia rodeado de muita natureza. Algumas trilhas saem da Praia do Pântano do Sul e seguem até as praias da Solidão, Naufragados, Saquinho e Lagoinha do Leste.
Algumas são mais fáceis, como a de Naufragados, e outras mais moderadas e difíceis, como a da Lagoinha do Leste, exigindo maior preparo físico. Por isso, independentemente do caminho escolhido, é sempre bom se informar acerca do trajeto, usar roupas leves e levar consigo um kit de primeiros socorros, água, filtro solar, lanterna e alimentos não perecíveis.
Lagoa do Peri
Certificada com o selo internacional Bandeira Azul de qualidade ambiental, segurança e infraestrutura, a Lagoa do Peri é bem disputada no verão, principalmente por ser perfeita para as crianças.
Com 5,2 km² de área preservada, o local possui uma reserva biológica rica, com uma fauna e flora de tirar o fôlego. Em um passeio pela lagoa, é possível avistar animais como lontras, macacos e jacarés. Além disso, possui água doce e limpa, lanchonete, estrutura para piqueniques e playground, ou seja, uma opção maravilhosa para toda a família.
Outra qualidade do local é o acesso direto a cachoeiras e outros mananciais, ideal para a realização de esportes aquáticos. Durante todo o ano, é comum praticantes de stand up paddle e caiaque aproveitarem as águas calmas da lagoa para treinamentos e atividades de lazer.
Rota gastronômica do Ribeirão da Ilha
Segundo bairro a ser colonizado em Florianópolis, o Ribeirão da Ilha é a história viva da cultura açoriana na Ilha da Magia. As casas e as ruas ainda carregam os traços portugueses, e com a gastronomia não poderia ser diferente.
Por isso, quem deseja saborear os melhores pratos de frutos do mar da cidade não pode deixar esse local de fora do roteiro. Dá para abusar de peixes, lulas, siris, camarões, polvos, mexilhões e muito mais.
O bairro é conhecido por ter uma forte maricultura, tanto que a maior parte das ostras comercializadas em Floripa vem do Ribeirão da Ilha. É dessa cultura também de onde vem o sustento da maior parte das famílias do bairro, com moluscos cultivados a poucos metros dos bares e restaurantes.
Não é a toa que o ponto alto no cardápio são as ostras, iguaria que já se tornou uma tradição no roteiro de visita do bairro. Alguns restaurantes são bem famosos por oferecem sequências de ostras de dar na água na boca.
Mais dicas de lazer no sul da Ilha
Além dos atrativos citados, o sul de Floripa possui muitas outras oportunidades de lazer com a família, não faltando, portanto, locais para relaxar e passar boas horas batendo um papo ou se divertindo.
Veja, a seguir, outros dois lugares que vale a pena conhecer na região.
Quintal de Casa
Localizado no Campeche, o Quintal da Casa é um espaço multicultural, com atrações para todas as idades. A ideia é que realmente se pareça com o quintal de uma casa, bem íntimo e acolhedor, com a diferença de que oferece muito mais opções de lazer e diversão. No local, há diversos food trucks, cinema ao ar livre, espaço kids e área para a prática de esportes, como o famoso slackline.
Além disso, sempre oferece ao público diversas opções de palestras e exposições, visando ao desenvolvimento pessoal, com temas sobre comportamento, crescimento espiritual e emocional e cuidados com o meio ambiente e preservação.
Aldeia Indigo Centro Multicultural
Depois de tantos passeios e aventuras em praias e trilhas, que tal recarregar as energias do corpo e da alma em um lugar como a Aldeia Indigo? No local, você encontra atividades que objetivam a redução alimentar e a harmonia da mente e do corpo, como yoga, terapias e meditação.
Por lá, ainda é oferecido um buffet vegano delicioso, chamado Sabor da Aldeia, que também busca conscientizar acerca da preservação ambiental. Há, ainda, uma lojinha com opções maravilhosas do que há de melhor em cosméticos naturais, óleos essenciais e demais produtos para manter o organismo saudável e feliz.
Com tantos atrativos assim, não dá, em hipótese alguma, para deixar o sul da ilha de Florianópolis de fora do roteiro de visita à cidade. Quem gosta de belezas naturais inesquecíveis, muita cultura e culinária de dar água na boa encontrou o passeio ideal!
E aí, gostou do artigo? Ainda está na dúvida sobre por que Florianópolis é a verdadeira Ilha da Magia? Leia mais aqui!