Já pensou em fazer análise SWOT de um imóvel na hora de escolher o melhor investimento para sua família? Esse tipo de avaliação, normalmente, é usada dentro das empresas durante a elaboração de seu planejamento estratégico. Mas pode ser muito útil para quem está de olho no mercado imobiliário.
Afinal, nada mais oportuno, quando vamos investir uma grande quantia de dinheiro em uma mudança de vida, que planejar bem e analisar todos os riscos, as oportunidades, as forças e fraquezas dessa negociação, não é mesmo?
Quer entender melhor como é esse processo e como utilizá-lo na hora de fazer a aquisição de um imóvel? Continue lendo este post!
O que é análise SWOT?
Essa sigla, traduzida do inglês, significa exatamente o que mencionamos na introdução: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Na gestão de um negócio, essa ferramenta ajuda a fazer uma análise profunda de todas essas características dentro de uma empresa, incluindo a concorrência, para que seja possível chegar às decisões mais importantes sobre os rumos que serão tomados.
O método serve para identificar, com clareza, todas as vantagens competitivas e deficiências. Assim, há informação suficiente para embasar o planejamento das ações para fazer o negócio alcançar o sucesso.
Como aplicar a análise Swot ao mercado imobiliário?
No mercado imobiliário, a análise Swot pode ajudar você a analisar profundamente o imóvel que deseja comprar.
Assim, conseguirá comparar as opções que foram apresentadas pela imobiliária e decidir, de forma mais certeira, qual delas é mais vantajosa.
A análise SWOT de um imóvel serve tanto para quem investe no mercado imobiliário para obtenção de lucros futuros quanto para as pessoas que desejam comprar uma casa para morar com a família. Quer algumas dicas do que você pode encontrar ao usar essa metodologia para avaliar um imóvel? Confira!
Forças
- localização privilegiada, cercada de comércio, boa infraestrutura e transporte público;
- construção sólida, feita com produtos e acabamento de qualidade, tendo uma construtora com bom histórico por trás da obra;
- boa acessibilidade, em local com projetos de melhorias no trânsito e na mobilidade;
- estacionamento facilitado, com vagas suficientes para os veículos da família;
- áreas de lazer que contemplem todos os desejos dos moradores, como piscina, espaço verde, área gourmet, entre outros.
Fraquezas
- falta de segurança, tanto no empreendimento quanto na região onde ele foi implantado;
- arquitetura ultrapassada e que não proporciona uma aparência atrativa, tanto na fachada quanto nos cômodos;
- poucas ou nenhuma vaga de garagem;
- espaço limitado para o lazer e a convivência entre os moradores.
Oportunidades
- forte procura pelo imóvel, o que favorece a sua revenda futuramente;
- aumento de visitantes no período de férias, o que proporciona o convívio com mais pessoas e diversão para toda a família;
- estrutura de local de comércio e serviços completa.
Ameaças
- localização em bairro onde não há planos de desenvolvimento urbano, sem infraestrutura suficiente ou com propensão a violência;
- projeto construído por empresa não reconhecida no mercado imobiliário;
- revenda futura limitada.
Como podemos observar, fazer a análise Swot de um imóvel não é difícil e pode ajudar a tomar a decisão certa. Principalmente naqueles casos em que temos mais de uma opção para comprar, e não conseguimos optar pela mais vantajosa.
Está em busca de um imóvel, mas ainda precisa de mais informações antes de escolher? Leia nossas dicas sobre como encontrar o imóvel ideal!