A decoração do seu espaço pessoal deve estar sempre em consonância com quem você é e com a forma como você enxerga o mundo, afinal, trata-se do local onde você passará muitos momentos da sua vida. A internet está repleta de sites sobre tendências em decoração de casas que podem lhe auxiliar no processo de inspiração.
Decoração é sobre inspiração, sobre chegar em casa e poder respirar livremente e se sentir bem. Cada pessoa tem suas preferências de estilo, de comodidade e do que significa estar confortável, e a moda em voga no momento pode lhe ajudar a encontrar seu estilo.
Todos os anos, a internet, as capas de revistas, os blogs especializados ficam repletos de tendências para aquele ano: quais são as cores mais utilizadas, os móveis mais desejados e até mesmo os tipos de quadros que se deve pendurar nas paredes. É interessante analisar cada uma dessas possibilidades e verificar qual é aquela que mais se encaixa em seus desejos.
O que acha sobre esse assunto? Se você se interessa e gostaria de obter mais informações sobre as atuais tendências em decoração de casas, continue a sua leitura e inspire-se.
1. Ambientes com formas suaves
Móveis com formas curvas estão em alta nessas primeiras duas décadas do século XXI, e a palavra é a comodidade aliada à beleza dos espaços. A própria personalidade do morador também aparece cada vez mais nas escolhas dos objetos de decoração: sua vivência, suas preferências, seu gosto musical, filmográfico e literário surgem por meio de pôsteres, estatuetas e quadros.
Essas tendências em decoração de casas que dão preferência ao gosto dos seus moradores é um dos maiores pontos positivos, afinal, evita-se a decoração impessoal, que parece externa aos indivíduos, que parece feita para revistas e não para o bem-estar de seus moradores. A moda – e decoração – se democratiza para abraçar os interesses individuais.
2. Decoração menos rígida ou perfeccionista
Esse item se comunica com o anterior. O perfeccionismo deixa de interessar, e é cada vez mais recorrente, em sites especializados em moda da casa, aqueles objetos que não têm uma comunicação óbvia entre si e que fazem parte de um arranjo mental de quem mora naquele ambiente. Esse tipo de tendência ajuda a dar asas à imaginação pessoal e a desenvolver a criatividade de cada um.
3. Detalhes florais
Flores, plantas e o paisagismo em geral têm tomado o protagonismo na decoração de interiores. Tem acontecido um crescimento significativo no comércio de plantas para utilizar nas decorações, o que indica uma retomada, pelo indivíduo, da natureza e do que há de mais essencial ao seu bem-estar. Isso pode ser aplicado, inclusive, na sua cozinha, com uma hortinha que se adapte ao seu espaço e necessidades.
4. Cores intensas
Paredes e móveis coloridos também fazem parte das tendências em decoração de casas em 2018. Cores fortes e vibrantes dão um toque de irreverência e diversão nos aposentos, e cada cor pode indicar uma sensação a ser passada. Tabaco, rosa acinzentado, azul marinho, laranja queimado são algumas das integrantes da paleta de cores da moda.
Nenhum ambiente é proibido a essa invasão das cores: a cozinha, um ambiente que há algumas décadas era lugar de sobriedade e funcionalidade, hoje vibra com objetos inusitados de decoração, assim como cores diferentes daquelas comuns. No século XXI, os ambientes das casas são pensados de forma mais unificada, onde cada ambiente faz parte de um todo que está ali para promover conforto.
5. Mistura de metais
A tendência atual é misturar os metais utilizados na decoração. Anteriormente, o elegante era fazer um dourado predominante, um prateado ou bronze. Hoje, a ideia é democratizar as texturas, os brilhos, as cores e deixá-los diferentes, mas harmônicos.
6. Tetos diferentes
A decoração e a moda alcançaram também os tetos. Nada de olhar para cima e se deparar com o branco tedioso e comum. Agora a ideia é colocar cores e texturas também no espaço acima de nossas cabeças, assim não há momento em que a beleza e o diferente não estejam presentes. A ideia é que, em todos os lugares que pousarmos nossos olhos, eles sejam arrebatados pelo encantamento. Só tome cuidado com cores escuras demais, pois podem dar a sensação de diminuir o ambiente.
7. Iluminação vintage
A inspiração na casa da vovó é uma tendência cada vez maior na decoração de interiores. Arandelas, iluminadores que imitam lamparinas a óleo e castiçais na cor de ouro velho são apenas algumas das possibilidades que a conexão entre o velho e o novo podem permitir. A ideia é aliar as facilidades da tecnologia ao belo da simplicidade.
8. Concreto aparente
Paredes de concreto aparente, assim como as de tijolinho à mostra têm se tornado uma verdadeira febre entre aqueles que gostam de um toque rústico na decoração. Aliar a rusticidade às cores quentes dos móveis, almofadas e quadros divertidos é uma forma de unir duas ideias diferentes e fazê-las complementares.
Uma das inspirações do rústico na decoração é a cultura nórdica, com seus objetos de madeira, de ferro não polido e com tapetes felpudos que dão um toque de conforto em meio ao rústico. A cor cinza costuma ser predominante nesse estilo.
9. A realidade das casas inteligentes
As casas inteligentes são casas automatizadas em que a tecnologia é incumbida de guardar suas preferências e utilizá-las para o seu conforto, sem que exista muito trabalho pessoal envolvido. Paga-se para obter todo o auxílio que a tecnologia pode prover.
Chuveiros adequados às suas preferências, assim como camas que permitam que seus pés se aqueçam no inverno e a utilização de impressão digital no lugar das chaves, acabando com o problema da perda das mesmas, são alguns exemplos. O controle dessas ações da casa inteligente pode ser feito por meio do tablet, do notebook ou do próprio celular — o que for mais prático.
As atuais tendências em decoração de casas são interessantes de serem acompanhadas e colocadas em prática, afinal, elas possibilitam uma construção de espaço ideal bem maior que as anteriores. Encontrar o estilo que melhor combine com você e sua família, bem como seu estilo de vida, é utilizar a moda para exprimir sua própria identidade pessoal.
Se gostou das nossas dicas e quer continuar recebendo mais conteúdos interessantes como este, não deixe de assinar a nossa newsletter.