Quem procura por uma cidade rica em cultura, com música, história e arte, pode se deliciar com as experiências proporcionadas por Florianópolis. Com museus, teatros e cinemas espalhados por todo seu território, a cidade oferece muito mais do que belas praias. É possível aproveitar programações culturais interessantes, conhecer mais sobre a Ilha da Magia em espaços diversos e se encantar com a capital catarinense.
Quer saber aonde ir para aproveitar tudo isso? Aqui, a STAFE mostra a você 4 programas culturais para fazer em Florianópolis. Confira!
Tarde de inspiração
Os museus e galerias de Floripa rendem passeios fantásticos para pessoas de qualquer idade. Amantes da arte vão adorar conhecer o Museu Victor Meirelles, instalado na casa onde viveu o artista. Com exposições fixas e itinerantes, é impossível não ser envolvido pela atmosfera do espaço. A Fundação Cultural Badesc também expõe pinturas, fotografias e outras modalidades de arte visual. Outra de nossas indicações é o Centro Integrado de Cultura (CIC), onde destacam-se o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu da Imagem e Som e o Espaço Lindolf Bell.
Muita história!
Além das artes, existem vários espaços de conservação da memória da cidade. O Museu Histórico de Santa Catarina é um exemplo. No Palácio Cruz e Sousa, sede de importantes fatos políticos do Estado, você encontra um acervo valioso, com mobiliários, obras de arte, objetos e documentos oficiais. Outro espaço superinteressante é o Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral, com o maior acervo arqueológico da América Latina. Arqueologia, etnografia, etnologia indígena, cultura popular, folclore e muito mais pode ser encontrado por quem explora o local.
Respeitável público
Quem gosta de acompanhar espetáculos de dramaturgia, dança e música, tem muitas opções em Florianópolis. Existem seis teatros principais na cidade, com extensas programações. Confira quais são eles e suas agendas nas páginas:
Teatro Álvaro de Carvalho (TAC);
Heranças lusitanas
O Ribeirão da Ilha, na parte sul, é praticamente um museu a céu aberto. A área concentra grande parte da herança portuguesa da cidade — o centro histórico, sede da antiga Freguesia, é um dos mais antigos núcleos de colonização açoriana, fundado em meados do século XVIII. Hoje, as casas de arquitetura colonial portuguesa abrigam restaurantes, lojas de artesanato, bares e outros recantos interessantes. Como é o maior produtor de ostras de Florianópolis, o distrito é muito procurado por quem deseja provar a iguaria.
Gostou das nossas dicas? Fique de olho aqui no blog da STAFE — sempre trazemos novidades e sugestões para quem deseja explorar as belezas de Florianópolis!