Conquistar a casa própria é o sonho de grande parte dos brasileiros, mas, como se trata de um investimento de alto valor, a maneira mais fácil de realizar esse sonho é através do financiamento bancário, parcelando o valor do imóvel e tornando a compra mais acessível.
Existem vários tipos de financiamento imobiliário e a forma como eles funcionam não é muito complicada: se a pessoa deseja financiar um imóvel, ela contrata uma espécie de crédito junto ao banco, que empresta o dinheiro para que a compra seja realizada, mas esse cliente precisará devolver o dinheiro em parcelas, com juros e correção monetária – como em qualquer outro financiamento ou empréstimo.
Apesar de muitas pessoas criticarem o financiamento bancário na hora de comprar bens, existem, sim, vantagens em comprar um imóvel financiado, e é isso que viemos lhe mostrar hoje neste post.
Continue a sua leitura e confira agora 6 benefícios de utilizar um financiamento bancário para comprar um imóvel próprio!
1. Sair do aluguel
A não ser que você já tenha uma casa própria ou que queira comprar um novo imóvel, é bem provável que você pague aluguel ou que esteja pensando em fazer isso, certo?
Pense bem no quanto você paga todo mês e compare esse valor com as parcelas de um imóvel semelhante. Você perceberá que não há muita diferença nos preços, mas a questão é que, no aluguel, você paga por algo que não é seu, e no financiamento você paga por algo que será seu assim que estiver quitado.
E para quem não entrou no aluguel ainda, mas está pensando nisso, pois vai se casar ou, simplesmente, porque deseja sair da casa dos pais, o planejamento para ir direto para um imóvel próprio é muito melhor, já que depois de entrar no aluguel fica complicado sair.
2. Deixar sua casa com a sua cara
Todos que sonham com a casa própria sempre pensam em como ela deveria ser, para atender melhor as suas necessidades e para ficar com a sua cara. E em um imóvel que não é seu, decorar a sua casa se torna mais difícil, já que é impossível fazer grandes mudanças, reformas então nem pensar!
Até mesmo pintar uma casa ou apartamento alugado costuma ser algo que não vale a pena, pois aqueles que locam o lugar nem sempre oferecem descontos no aluguel pelas melhorias que os inquilinos venham a fazer no imóvel – e, de qualquer forma, essas melhorias nunca passarão de uma simples pintura nas paredes. Mas quando o imóvel é seu, você pode personalizar o seu cantinho como quiser.
Comprar móveis também é complicado quando se vive de aluguel, pois não existe a certeza de quanto tempo você ficará naquele lugar até a próxima mudança. Muitas vezes, uma pessoa que mora de aluguel mobília a cozinha do jeito que sempre sonhou, e quando se muda a mobília não serve na outra casa, gerando uma série de transtornos – fora o desgaste que ocorre nos móveis, ao levá-los de um lugar para outro.
3. Habitar assim que comprar
Quando você opta pelo financiamento, assim que o crédito imobiliário é liberado, o imóvel adquirido já pode ser habitado – salvo casos de imóveis comprados na planta, que necessitam ficar prontos antes disso.
Mas a vantagem aqui é que, em questão de pouco tempo, você já pode usufruir do seu imóvel novo, enquanto paga o seu saldo devedor. Isso é ótimo, porque, em outras modalidades de compra de imóveis, como através de consórcios, por exemplo, você poderia ficar até anos esperando para ser contemplado, para só então iniciar o processo de compra do imóvel.
Outra forma de comprar um imóvel que era a mais comum antigamente é por meio do pagamento à vista, ou seja, com todo o dinheiro para efetuar a compra. Hoje em dia, isso é comum quando a pessoa já tem um imóvel e usa o dinheiro da venda para comprar outro.
Porém, quando se trata do primeiro imóvel, juntar todo esse valor pode ser bem trabalhoso, ainda mais levando em conta a valorização que o imóvel e a região onde ele se encontra tendem a ter com o tempo, que faz com que seja preciso levantar ainda mais dinheiro para a aquisição.
4. Utilizar o FGTS
Sabe aquele dinheiro que o empregador deposita numa conta e que fica lá parado sem poder ser sacado? Esse é o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS, que o governo federal do Brasil permite que seja utilizado em alguns casos bem específicos, como na reforma da sua casa, no caso de a sua região ter sido afetada por algum desastre natural ou para a compra de imóveis.
É possível utilizar o seu FGTS para comprar um imóvel de diferentes formas, mas isso, é claro, vai depender do contrato que você fizer com o banco que vai financiar o imóvel, e também do quanto você tem nesse fundo.
Uma das formas de utilizar o seu FGTS no financiamento bancário é usá-lo para pagar parte da entrada solicitada na compra, que normalmente é de 20% do valor do imóvel. Caso você tenha mais do que o suficiente para pagar toda a entrada, o restante do valor pode ser utilizado para amortizar parcelas, deixando o financiamento ainda mais viável para você e para o seu bolso. Além disso, você ainda pode dar a entrada à vista e utilizar o FGTS somente para amortizar as parcelas.
5. Garantir sua segurança
Quando um financiamento bancário é contratado para a compra de um imóvel, é possível adquirir seguros e garantias no pacote que integra a transação. Esses seguros concederão mais segurança para você e para o seu bem, oferecendo cobertura em caso de danos físicos, provocados por tempestades e outros fenômenos climáticos, que possam ocorrer na vigência do contrato de financiamento.
6. Vender o imóvel
Caso queira em algum momento, é possível vender o imóvel, antes mesmo de quitar toda a dívida. Muitas pessoas se assustam quando veem o número de parcelas do financiamento (que podem ir de 180 a 360 prestações) e sentem medo de ficar presas naquele imóvel até o fim do contrato. No entanto, se você quiser vender o imóvel e comprar outro, isso é possível sim.
Nesse caso, só é preciso acertar com o comprador o valor que você deseja receber pela venda do imóvel e transferir para ele o saldo devedor do financiamento. Entretanto será necessária uma aprovação prévia do banco para realizar essa transação. Mas, se o comprador não precisar do financiamento, ele tem a opção de quitar a sua dívida junto ao banco.
O financiamento bancário para adquirir um imóvel é um grande aliado na hora de realizar o sonho da casa própria ou mesmo de fazer um novo investimento ao comprar uma nova propriedade. E, como vimos, ele pode ser bem vantajoso, basta que você tenha muita atenção e procure pelas melhores condições de financiamento junto ao seu banco de confiança.
Agora que você já conhece as principais vantagens do financiamento bancário para comprar um imóvel, saiba como funciona para fazer um financiamento para comprar um novo imóvel!