Fazer a compra do primeiro imóvel é um objetivo de vida para muitos brasileiros. Neste exato momento, por exemplo, várias pessoas estão procurando as melhores oportunidades para realizar esse sonho.
Se você é uma delas, siga lendo este post. A Stafe separou algumas dicas para quem está em busca dessa conquista tão marcante que é a escolha do primeiro imóvel. Confira!
Determine um preço médio que você pode pagar
Para fazer uma busca mais eficaz, é sempre bom estabelecer uma faixa de preço. De acordo com a sua renda familiar, determine quanto você pode destinar mensalmente para um financiamento. Depois, fixe uma meta de valor para juntar e dar de entrada. Com base nessas informações, você poderá definir qual faixa de preço do seu primeiro imóvel cabe no orçamento familiar.
Foque nas oportunidades que atendam às suas necessidades
Depois do primeiro passo, comece a sua busca à distância. Procure na internet todos os imóveis que tenham as características que atendam às suas necessidades e que estejam dentro do seu orçamento.
Encontrando os que estão mais próximos do que você procura, separe as opções de imóveis na região de seu interesse. O segundo passo é ao vivo: entre em contato com as imobiliárias responsáveis pelas negociações para marcar uma visita e conferir de perto se o imóvel que você quis conhecer atende o que você procura.
Se o imóvel ainda estiver na planta, um passeio pela região onde o empreendimento está sendo feito também é super válido para perceber de que maneira é o entorno e como você vai se sentir morando na região!
Negocie apenas com corretores habilitados
Imóvel é uma compra importante por isso requer cuidados para garantir que tudo ocorra de maneira segura e confortável. Receber orientação de um profissional do mercado imobiliário legalmente habilitado é fundamental.
O corretor deve ser habilitado e credenciado junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Na dúvida, consulte o número de registro do profissional, para garantir que o atendimento estará sendo realizado por uma pessoa qualificada, ou procure diretamente imobiliárias responsáveis pelos empreendimentos que você deseja conhecer.
Procure a melhor forma de pagamento
Para adquirir seu primeiro imóvel, é importante saber quais são as formas de pagamento possíveis. Existem diversas, como, por exemplo, carta de crédito de consórcio e financiamento bancário.
O ideal é juntar primeiro um bom valor para dar de entrada. Assim, o valor a ser financiado ficará menor. No caso do financiamento, é necessário ficar atento ao preço da parcela. Ela deve caber no seu bolso, sem prejudicar outros gastos com os quais você já está habituado. O usual é que a parcela não ultrapasse 30% do seu orçamento mensal.
Outra dica importante é lembrar de contabilizar os valores extras que podem surgir no meio do processo. Gastos adicionais ao valor do imóvel, como impostos, documentação, registro e financiamento devem ser contabilizados como parte das despesas, porque irão compor o total da aquisição do bem.
Não tenha medo de perguntar
Nós, da Stafe, sabemos a importância que a compra do primeiro imóvel tem pra você. Por isso aconselhamos: não tenha receio de perguntar o que não sabe. Ao conversar com o corretor, tire todas as dúvidas.
Se você não tiver certeza sobre algum detalhe do financiamento, dos prazos de entrega ou da infraestrutura do empreendimento, avise. Anote o contato dos corretores e informe que você poderá ligar para tirar outras dúvidas.
O mais importante é que você esteja seguro com a escolha que fizer e, depois da compra, sinta-se realizado com a conquista. Por isso, esperamos ter ajudado e inspirado você a começar a busca pelo seu imóvel!
Se precisar de ajuda, conte conosco. Entre em contato, que estaremos à disposição para ajudá-lo!