Sabemos que a escolha do imóvel ideal está relacionada a diversos critérios, como o valor da propriedade, o padrão da obra e a qualidade de vida que o local oferece. Porém, alguns fatores que definem essa escolha tendem a ser mais subjetivos, como o famoso dilema entre comprar ou construir uma casa.
Para tomar a decisão é preciso muito mais do que um bom planejamento e um orçamento bem definido. Pensar nas suas reais necessidades também é essencial para fazer a escolha certa e se livrar do risco de uma decisão tomada por impulso. Afinal, ninguém quer jogar dinheiro fora, não é mesmo?
Pensando nessas questões, fizemos este post listando os prós e os contras de comprar um imóvel ou construir a casa própria. Com a leitura, vai ser moleza sacar qual é a melhor opção e fazer sua escolha com clareza, tranquilidade e inteligência. Então vamos lá!
Construindo uma casa
Quem sonha em construir uma casa, costuma justificar a escolha alegando que quer deixar o imóvel com a sua cara. De fato, isso é verdade, pois um imóvel construído pelo próprio dono atende com exatidão às expectativas dele. Por outro lado, fazendo uma boa pesquisa de imóveis, é plenamente possível encontrar a casa dos sonhos à venda em uma construtora reconhecida e confiável. É só ter um pouquinho de paciência para pesquisar e contar com a ajuda de um corretor de imóveis para sanar quaisquer dúvidas.
Além disso, mesmo que você tenha total liberdade para arquitetar e decorar a casa a seu modo, é preciso ter consciência de que esse percurso tende a ser longo. É claro que a velocidade da obra vai depender basicamente do orçamento disponível, mas podem surgir imprevistos que acabam atrasando a construção, como inconveniências com a mão de obra ou necessidade de gastos extras.
E aí pode ser que você passe anos e anos mexendo na casa e, ainda assim, não consiga deixar tudo a seu modo. Sem falar que as instabilidades climáticas também podem atrasar consideravelmente a construção, pois sabemos que nos períodos de chuva atrapalham significativamente o andamento da obra.
Outro entrave bastante chato de construir uma casa tem a ver com as burocracias da documentação da propriedade. Quem escolhe construir tem que estar preparado para lidar com as aprovações e liberações burocráticas de um imóvel junto à prefeitura, como a legalização do terreno, vistorias e liberações de órgãos públicos e o “habite-se”, que podem gerar vários custos imprevistos no projeto inicial.
Veja a seguir os principais pontos positivos e negativos da construção.
Prós
- espaço personalizado, com a cara do dono;
- total liberdade para arquitetar e decorar a casa;
- investimento sólido para aumento do patrimônio.
Contras
- longa espera até que o imóvel fique totalmente pronto;
- possíveis inconvenientes e prejuízos relacionados à contratação de mão de obra;
- muita burocracia com a documentação do imóvel.
Comprando uma casa
Há quem diga que comprar imóveis não é um bom investimento. Mas isso não faz o menor sentido. Afinal, adquirir um bem durável é sinônimo de estabilidade financeira e valorização do seu patrimônio. Portanto, é impossível se tratar de um mau negócio. É claro que você precisa ser cuidadoso na transação para encontrar uma construtora idônea e confiável.
Mas, fazendo negócio com a construtora certa, com certeza comprar um imóvel é garantia de sucesso, sobretudo porque o mercado imobiliário tem se mantido constante, mesmo com as flutuações da economia. Ou seja, se for o caso de você alugar ou revender a propriedade no futuro, também se trata de um investimento certeiro.
Já em relação ao dilema entre comprar ou construir uma casa, não há a menor dúvida: vale muito mais a pena adquirir um imóvel pronto para morar do que se desgastar por anos a fio no processo de construção. Primeiramente, comprar uma casa é mais vantajoso porque você compra o imóvel conforme a urgência para a mudança. Se tiver pressa procure por imóveis prontos ou em fase de conclusão da obra. Se puder esperar mais um pouquinho vale a pena investir em um imóvel na planta para ter certeza da valorização do seu dinheiro e fluxo de pagamento mais flexível com a construtora.
No entanto, se estiver receoso quanto a encontrar o imóvel ideal, saiba que com o auxílio de um bom corretor de imóveis é possível pesquisar as melhores propriedades disponíveis no mercado. Assim, você terá segurança e calma para encontrar uma construtora confiável, avaliar as condições de pagamento e estudar todas as opções disponíveis, até descobrir a casa que melhor corresponde aos seus interesses e expectativas.
Depois de adquirido, o imóvel poderá ser decorado do seu jeito, curtindo ao máximo aquela gostosa sensação de se sentir em casa. Sem falar que você não terá preocupação quanto aos acabamentos e instalações da obra, pois tudo isso foi de responsabilidade da construtora.
E uma coisa é certa: construtoras reconhecidas no ramo estão sempre muito empenhadas em entregar o melhor imóvel possível, erguido nos rígidos padrões de segurança e com acabamentos de qualidade atestados por profissionais. Ao passo que, quando se constrói uma casa por conta própria, essas normas técnicas podem passar despercebido, o que comprometeria a questão estrutural e a segurança da obra.
Veja a seguir os principais pontos positivos e negativos da construção.
Prós
- imóvel pronto para morar, com instalações seguras e acabamentos de qualidade;
- nenhuma preocupação com a contratação de mão de obra;
- facilidade de financiamento;
- zero envolvimento com as burocracias na documentação da obra e liberações para habitação.
Contras
- menor possibilidade de customizar o local a seu modo;
- disponibilizar de tempo para pesquisa de imóveis que atendam às suas expectativas.
Se você escolher uma casa em um condomínio, saiba que a compra será ainda mais vantajosa. Isso porque os condomínios horizontais são a grande tendência do mercado imobiliário, reunindo o que há de melhor em termos de localização, conforto, segurança e qualidade de vida para você e toda a sua família.
Nesse dilema entre comprar ou construir uma casa, deu para perceber que é muito mais viável adquirir um imóvel de uma construtora do que enfrentar um exaustivo processo de construção. Aí é só se preparar para a mudança e preparar o brinde de boas-vindas!
Ficou interessado? Então aproveite e entre em contato conosco para conhecer mais!