Cada vez mais, as famílias brasileiras têm migrado para espaços fechados, tornando frequente a mudança de residências em bairros abertos para uma vida em condomínio. Atualmente, esses locais vêm representando um progresso na qualidade de vida dos moradores, construindo um ambiente onde as pessoas podem socializar e vivenciar novas experiências.
Muitos são os motivos que levam as pessoas a escolher esse tipo de residência. A facilidade em adquirir imóveis na planta e com preços acessíveis, aliada ao aumento da sensação de segurança, tornam a opção de viver em condomínios ainda mais atrativa. Apesar de tantas vantagens, é preciso obedecer algumas normas para que o bem-estar esteja presente para todos os moradores. E existem inúmeras maneiras de melhorar a vida dos moradores, tornando-a ainda mais satisfatória.
Pensando nisso, continue a leitura e veja, a seguir, algumas práticas que vão tornar essa experiência ainda mais bem-sucedida.
1. Respeite as regras
A primeira, e principal, dica para uma experiência de sucesso, como condômino, é sempre respeitar as regras estipuladas na Convenção Coletiva e no Regimento Interno do seu condomínio. É nesse tipo de estatuto que estão descriminadas as ações permitidas e proibidas e, ainda, as penalidades aplicáveis a quem desrespeitar as diretrizes ali definidas.
Entre as normas estabelecidas normalmente estão, por exemplo, as relacionadas ao barulho excessivo, ao uso da área comum, ao trânsito de animais de estimação, entre outros. Assim, antes de se mudar, procure saber quais são as regras e trate de adequá-las à sua rotina.
2. Não faça barulho exagerado
Se tem um fator que causa muitos desentendimentos entre vizinhos é o barulho. Por isso, respeite as normas em relação aos sons e não produza ruídos excessivos após o horário permitido. Atente-se à Lei do Silêncio, tendo em mente que o ruído constante perturba o descanso dos demais moradores. Use o bom senso, não exagerando no barulho mesmo que em horário permitido.
Estão incluídos nessa regra, os ruídos provocados pelos cães e crianças. Sendo assim, limite o horário das brincadeiras e eduque seu cão para evitar latidos em excesso.
3. Participe dos eventos
Um excelente modo de promover a interação entre os condôminos é participando de eventos realizados no condomínio, pois ajuda a criar um ambiente agradável e amigável entre os moradores.
Uma ótima oportunidade nesse sentido é utilizar as datas comemorativas para os encontros. Realizar essas reuniões, de forma frequente, permite a interação entre os moradores e, também, com o síndico. Com isso, estimula-se o convívio e até facilita a tomada de decisões sobre assuntos comuns a todos.
4. Cumprimente sempre os vizinhos
Morando em condomínios fechados, as pessoas acabam por viver mais próximas. Essa proximidade aumenta a sensação de tranquilidade, estreitando os elos. Ao criar laços de amizade com demais moradores, você amplia sua rede de apoio e passa a contar com o suporte de seus vizinhos, caso precise de ajuda. Dessa forma, um ambiente seguro aumenta a confiança entre as pessoas que moram na mesma vizinhança, impulsionando o contato e diminuindo as distâncias físicas e sociais.
Considerando esses pontos, é possível aumentar a noção de coletividade e manter a harmonia e o respeito entre todos, propiciando um ambiente mais agradável e influenciando a qualidade de vida dos moradores. Não é à toa que a vida em condomínio traz inúmeras vantagens, pois quando o senso de comunidade se fortalece, as soluções passam a ser decididas pelo grupo.
E ai, gostou do artigo? Percebeu como a vida em condomínio é uma excelente opção para obter mais qualidade de vida? Então, acesse o site da STAFE e saiba mais sobre nossos empreendimentos e novidades.