Quando estamos à procura da nossa moradia dos sonhos, queremos encontrar algo que reproduza nosso estilo de vida, ou a qualidade e bem-estar que tanto almejamos. Nesse contexto, há uma tendência interessante no mercado imobiliário que são os imóveis com bicicletário.
Embora os carros tenham se tornado um meio de transporte popular e se encontrem aos milhares pelas ruas, as bicicletas ainda são um meio mais econômico e de fácil acesso que estão, aos poucos, retomando o lugar de principal meio de locomoção em muitas cidades.
Tanto que uma pesquisa recente divulgada em agosto na grande mídia revelou que a malha cicloviária cresceu 133% nas capitais em apenas quatro anos.
Isso significa que, para muita gente, as magrelas deixaram de ser um veículo para passeio de fim de semana e se tornaram, como no passado, o meio protagonista de transporte, inclusive para o trabalho.
Se você já faz uso da bicicleta no seu cotidiano ou tem o desejo de seguir essa tendência e, ainda, busca uma moradia que atenda às suas necessidades, continue a leitura! Você verá por que imóveis com bicicletário são o melhor investimento, atualmente!
Bicicleta como prioridade
Não é de hoje que as bicicletas encantam o ser humano. No século XV, o grande inventor Leonardo da Vinci já havia esboçado a primeira bicicleta, mesmo de forma primitiva e em madeira.
A ideia foi sendo aprimorada e, na década de 1880, o inglês John Kemp Starley conseguiu projetar um modelo bem parecido com o atual, composto de guidão, quadro, pedais, correntes e rodas de borracha.
Por aqui, no Brasil, a magrela chegou no final do século XIX e, hoje, é um dos meios de transporte mais populares do país e do mundo.
De fácil manutenção, ela representa um grande passo em direção à inclusão, à sustentabilidade e à diminuição de acidentes e congestionamentos em busca de vagas de estacionamento.
Talvez, por conta de tantos benefícios (como veremos a seguir), até mesmo governantes e a população começaram a investir na implementação de ciclovias e criação de grupos de ciclistas para incentivar o uso do equipamento nas cidades e o fortalecimento de leis sobre o assunto.
É o caso de Florianópolis, onde, em 2017, foi criada uma entidade sem fins lucrativos para lutar por melhores condições e mais segurança para os ciclistas.
A capital catarinense tem, hoje, cerca de 50 quilômetros de vias ciclísticas, divididas entre ciclovias e ciclofaixas, além de quase 9 km de vias em construção e mais de 30 km desenhadas em projeto futuro.
Na verdade, há muitos excelentes motivos para aposentar os veículos motorizados e incentivar o uso das bicicletas. Veja os principais, dentre os inúmeros que poderíamos citar.
Vidas preservadas
A construção de ciclovias significa preservar muitas vidas, já que a bicicleta é infinitamente mais segura que outros veículos, devido ao seu tamanho e velocidade. Assim, permite a circulação mais segura de crianças e idosos nas ruas, por exemplo.
Conservação do espaço público
Quando há ciclovias, existe uma ocupação mais efetiva do espaço público, que se torna local de convivência e não apenas de passagem — como no caso das estradas.
Os locais ociosos e abandonados pelo poder público acabam sendo mais cuidados, aumentando, também, a segurança pública nas cidades.
Benefícios para a saúde
O uso regular da bicicleta traz inúmeros benefícios para a saúde, inicialmente por se tratar de uma atividade física. Afastando o sedentarismo, há ganhos na vida do cidadão como a prevenção de diversas doenças, além de aumentar a expectativa de vida.
Outra vantagem na melhoria da qualidade de vida se deve à diminuição do estresse no trânsito e da preocupação com riscos de acidentes.
Aquecimento do comércio
As ciclovias também são ótimas para o comércio, pois os ciclistas, além de não exigirem grandes investimentos em estacionamentos, também param mais para apreciar uma vitrine do que quem circula em carros.
O fato é comprovado por um estudo da Portland State University — considerada a “cidade das bikes” nos EUA — que demonstrou que ir às compras de bicicleta ajuda a visitar mais lojas e consumir mais.
Diminuição da poluição
Por ser um veículo silencioso, outra vantagem é que a bicicleta ajuda a reduzir a poluição sonora, principalmente nos centros urbanos. Outro benefício é a diminuição da poluição geral, por ser um equipamento livre de elementos nocivos ao meio ambiente.
Demanda crescente
Segundo o histórico de muitas cidades, a implantação de ciclovias incentiva o uso de bicicletas. Uma estrutura cicloviária bem definida induz uma demanda crescente de incorporação desse meio de transporte à rotina.
Uma pesquisa realizada em Florianópolis, em 2014, mostrou que apenas 4% dos moradores usavam bicicletas como principal meio de transporte. Contudo, 70% desses mesmos entrevistados afirmaram que usariam o equipamento no lugar de carros e motos, se houvesse mais segurança e melhores condições de trânsito nas ciclovias da cidade.
Economia no orçamento
O uso regular da bicicleta traz economia, pois todos os custos — desde a compra até a manutenção do equipamento — são muito menores do que qualquer outro veículo, seja carro, moto ou até transporte público.
Além de enriquecer o orçamento doméstico, o aumento da renda também aquece o comércio e demais serviços.
Vantagens de morar em imóveis com bicicletário
Como vimos, a demanda crescente do uso da bicicleta como principal meio de transporte em muitas cidades vem provocando outro fenômeno também no mercado imobiliário: o incentivo de imóveis com bicicletário, chamados, no jargão do setor, de “bike friendly”.
Nesse contexto, muitas construtoras já estão planejando edifícios comerciais e residenciais com áreas próprias e reservadas para o armazenamento do equipamento.
A primeira vantagem desses prédios que já valorizam a nova tendência mundial é se preocupar em ter um espaço exclusivo destinado às bicicletas, que, antes, precisavam ser utilizadas quase como objeto de decoração dos apartamentos.
A maioria dos moradores se via na obrigação de reservar um espaço na varanda ou pendurá-las em ganchos, o que danificava o patrimônio e tornava o deslocamento mais difícil. Agora, a maioria dos condomínios estão preocupados em atender às necessidades de seus moradores
Além disso, imóveis que disponibilizam esse tipo de investimento costumam ser mais sustentáveis e se preocupam com outros serviços, como coleta de lixo seletiva, além de espaços para cuidados com a saúde — como academias e área verde para a família.
Características de um bicicletário eficiente
Encontrar um imóvel com bicicletário deixa o morador mais seguro e mais estimulado a levar uma vida saudável, concluem algumas avaliações de especialistas. Contudo, esse espaço precisa ser adequado e seguir certas normas para uma alocação devida.
O melhor bicicletário precisa ser cômodo, com fácil acesso e estar em um local visível mesmo para quem ainda não possui bicicleta, a fim de evitar acidentes.
Outro cuidado que se deve observar é se há quantidade de vagas suficientes para atender à demanda local e se é do tipo universal. Ou seja: acomoda todos os modelos e tamanhos de equipamentos, sem danificá-los.
Além de otimizarem o espaço de armazenamento, também são uma excelente opção para quem gosta de guardar o equipamento na própria residência, esporadicamente.
Como vimos, escolher imóveis com bicicletário não se trata apenas de mais um modismo, mas de definir um estilo saudável de viver, com mais qualidade de vida e respeito ao próximo e ao meio ambiente!
Gostou do artigo? Quer conhecer imóveis sustentáveis que já estão oferecendo essa nova tendência mundial? Entre em contato conosco e encontre a moradia dos seus sonhos!