Se você é surfista, já deve ter ouvido que a capital catarinense reúne alguns dos melhores picos para a prática do esporte. Na Ilha da Magia, há praias com boas ondas, de norte a sul, e que atendem a todos os gostos. Também pelas características diferentes de cada região, é possível surfar em qualquer época do ano.
O surf em Florianópolis já pode ser considerado tradicional. A cidade realiza, todos os anos, o Florianópolis SCTour, que junta os atletas ranqueados no SCQS (qualifying series de Santa Catarina). A etapa ocorre, normalmente, na praia da Joaquina.
Há, também, outras competições nacionais e locais, como o Surfocos, realizado há quase 30 anos na Praia do Campeche. Além das diversas etapas de competições internacionais que passam pelo Brasil.
Neste artigo, vamos mostrar para você os melhores lugares no Sul da Ilha para a prática do surf. Confira!
1. Praia do Morro das Pedras
Para quem gosta de fugir do agito das praias já consolidadas, em especial as do Norte (que estão sempre lotadas), o Morro das Pedras é o lugar ideal. No entanto, vale ressaltar que nem sempre as ondas são consistentes, por isso, é preciso esperar pela ondulação de sul para que elas quebrem perfeitamente atrás das pedras.
2. Praia do Campeche
O Campeche pode superar qualquer outra praia de Florianópolis quando a ondulação vem do quadrante sul — ela quebra em frente à Ilha do Campeche e, nesses dias, é a melhor da cidade. Geralmente, você encontrará essa condição durante o inverno, mas, prepare-se: é muito frio!
3. Pico da Cruz
Esse lugar fica entre o Campeche e a Joaquina, no Rio Tavares, e, assim como as demais praias do sul, pode apresentar ondulações perfeitas. O local fica entre as dunas e tem uma paisagem incrível e ficou conhecido por esse nome devido à cruz instalada em homenagem a um padre que se afogou ali, em 1961.
4. Lagoinha do Leste
A trilha para chegar à Lagoinha do Leste é uma atração à parte: só é possível chegar nesse ponto a pé ou de barco. As ondulações fortes vêm do quadrante sul e do leste. Além de praticar o esporte, você pode aproveitar a tranquilidade do local para relaxar.
5. Praia de Naufragados
Esse é um lugar que, assim como a Lagoinha do Leste, atrai os apaixonados pela natureza e por fazer trilhas. Ela fica na região extremo sul de Florianópolis, com ondas e correntes bastante fortes. Por isso, a grande maioria das pessoas que vão ao local são surfistas. As melhores ondulações estão presentes, também, durante o outono e o inverno.
6. Praia do Matadeiro
Quem gosta de ondas mais curtas, com boa formação, qualidade e a possibilidade de pegar tubos incríveis deve optar pela praia do Matadeiro. Eles são possíveis tanto em frente às pedras que costeiam a praia quanto no meio, proporcionando o ambiente perfeito para a prática do surf em Florianópolis.
O esporte tem, atualmente, grandes nomes de destaque no Brasil e as praias do nosso país não ficam atrás de muitos dos melhores lugares para surfar em todo o mundo. Nesse sentido, a Ilha da Magia tem muito a oferecer aos atletas. O surf em Florianópolis é tradicional e atrai praticantes de todo o mundo, principalmente durante as competições disputadas na cidade.
Quer saber mais sobre a Ilha da Magia e conhecer cada canto dessa cidade incrível? Siga-nos no Facebook e no Instagram e fique por dentro das novidades!