Definir o momento certo sobre quando parar de trabalhar é uma decisão muito importante e presente nos pensamentos de todos nós.
Afinal, quem não quer ter um tempo para curtir a família e descansar?
No entanto, até mesmo aqueles que já são aposentados encontram dificuldades em encerrar definitivamente suas carreiras.
Nesse sentido, o processo deve ser pensado com certa antecedência para, assim, evitar riscos financeiros ou arrependimentos futuros.
Consegue se ver nessa situação? Então não se preocupe. Neste texto, trouxemos dicas e informações que vão ajudar a desacelerar e aproveitar mais sua vida.
Você tem interesse nesse assunto? Então continue sua leitura e veja como iniciar seu processo de aposentadoria definitiva. Acompanhe!
Como decidir quando parar de trabalhar?
A expectativa de vida no Brasil só tem crescido nos últimos anos, estando a média nacional já em 75,8 anos.
Com isso, é comum que as pessoas trabalhem cada vez mais e continuem exercendo sua atividade profissional — mesmo após a aposentadoria —, seja na área que atuaram a vida toda ou em alguma outra atividade que lhes dê mais satisfação.
O fato é: como decidir quando parar de trabalhar?
Em linhas gerais, quanto mais cedo essa decisão for planejada, melhor será o resultado no final.
Muitas pessoas pensam apenas no lado financeiro, em prover meios de se sustentar quando a idade chegar. Entretanto, cuidar da mente e da saúde para essa realidade é tão fundamental quanto os aspectos financeiros.
Alguns cuidados podem ser tomados para esse momento. A principal dica para isso passa pela desaceleração gradativa do seu trabalho.
Ou seja, trabalhar um dia a menos na semana, meio período e não acumular trabalho em casa são ações que podem fazer com que essa seja uma transição mais tranquila.
Dessa forma, ficará mais fácil de reconhecer quando parar de trabalhar for a melhor opção.
Quando devo começar meu planejamento?
Quanto mais cedo você começar a se planejar, melhor será sua conclusão. Mas tudo bem se você ainda não começou seu plano de ação.
Sempre há tempo para deixar tudo em ordem. Defina sempre uma estratégia para sua aposentadoria.
Devem ser feitas perguntas relacionadas a isso. Quais serão seus investimentos financeiros? Onde você pretende morar e descansar?
Assim, confira algumas orientações fundamentais para esse processo de mudança.
Quais são as dicas para garantir uma aposentadoria mais tranquila?
O maior desafio de parar de trabalhar de uma vez por todas é a organização financeira. A sua chance de viver bem amanhã depende das decisões que você toma hoje.
Por isso, comece agora mesmo o seu processo de desligamento do trabalho. Separamos algumas dicas que podem ajudar muito nesse momento. Veja quais são elas a seguir!
Crie metas
Um planejamento só funciona com metas que podem ser cumpridas. Comece desde já a definir seus objetivos para a aposentadoria.
Quanto quer gastar por mês, qual nível de conforto pretende ter, qual o custo de vida onde você pretende morar. Enfim, tudo isso deve fazer parte do seu planejamento.
Tenha o hábito de poupar
Recebeu o pagamento? Já separe uma parcela do dinheiro que será poupada para o futuro.
Torne-se um consumidor consciente. Assim será mais fácil poupar todo mês. Lembre-se sempre de que o que é reservado hoje será usado amanhã enquanto você descansa.
Além disso, o dinheiro que ficar guardado durante os anos renderá juros e aumentando seu patrimônio.
Estude possíveis investimentos
Você guarda dinheiro todo mês, mas parece que seu montante nunca sai do mesmo valor?
Estude alguns investimentos. É claro que não precisa sair por aí colocando todo seu dinheiro na última novidade do mercado.
Opte por um investimento que traz melhores retornos, sem taxas abusivas. Esse pode ser o empurrão que falta para você atingir sua meta de aposentadoria.
Evite criar dívidas
Ninguém vai querer passar o tempo da aposentadoria se preocupando com dívidas, não é mesmo? Por isso, tente quitar todas as suas antes de decidir quando parar de trabalhar.
Faça uma análise da sua situação financeira e programe-se.
Estude os prazos e juros cobrados e planeje deixar tudo em ordem até o último dia de trabalho.
Conheça seu patrimônio líquido
Depois de saber quanto você terá por mês para gastar na sua aposentadoria, considere seu patrimônio líquido.
Ou seja, o que você terá para curtir depois que quitar os gastos obrigatórios, como moradia, alimentação e saúde.
Se você gosta de viajar, lembre-se de também planejar os gastos necessários para realizar esse sonho.
Onde viver quando parar de trabalhar?
Esta é outra dúvida que persegue quem está prestes a se aposentar. Você passou a vida toda vivendo e trabalhando na mesma cidade.
Que tal renovar os ares depois da aposentadoria? A cidade que você escolher pode ser fundamental no nível de qualidade de vida que você terá enquanto aposentado.
Um local tranquilo e sossegado, perfeito para descansar. Assim deve ser a cidade escolhida para desfrutar sua aposentadoria.
Mas, lembre-se, parar de trabalhar e viver em um local totalmente pacato pode não ser sua melhor opção. Se não, o choque da aposentadoria será ainda maior.
O ideal é escolher um lugar equilibrado, com entretenimento, lazer e bem-estar.
Se você gosta de praia, Florianópolis pode ser o recanto perfeito para a sua aposentadoria. A capital de Santa Catarina é repleta de belezas naturais, praias encantadoras e atividades para toda a família.
A cidade oferece ainda qualidade de vida, segurança e economia aquecida. O clima agradável é outro motivo pelo qual muitas pessoas sonham viver em Florianópolis.
O sul da ilha é frequentado por famílias e surfistas, e o verão traz entretenimento para todos os gostos. Praias mais sossegadas, com águas calmas e areias claras, além das diversas opções de restaurantes, entretenimento e atrativos turísticos.
Planejamento é fundamental para ajudar a definir quando parar de trabalhar. Comece hoje mesmo a estabelecer esse projeto.
Quanto antes você se programar, mais tranquila e relaxante será a sua aposentadoria. Coloque nossas dicas em prática e aproveite para descansar.
Afinal, depois de uma vida inteira de trabalho, todos merecem momentos relaxantes e nada de preocupação.
Gostou do texto de hoje? Assine nossa newsletter e receba diversas outras dicas por e-mail, em primeira mão. Finalmente, a vida com que você sonha pode estar mais próxima do que você imagina.