Você já pensou em incluir esportes aquáticos em sua rotina de exercícios? Muitas pessoas não lembram dessa forma de se exercitar e estão perdendo uma ótima oportunidade de se divertir e garantir mais saúde para o corpo e para a mente. Esses esportes podem ser praticados sozinhos, com a ajuda de um professor ou por meio de jogos e brincadeiras em família.
Além do conforto de malhar na água, os esportes aquáticos oferecem uma série de benefícios para seus praticantes. A água diminui o impacto nas juntas e articulações evitando lesões e desconfortos.
Ela também é relaxante e a pressão da água é benéfica para a circulação sanguínea. Além disso, o fato do corpo se manter em uma temperatura constante, torna a atividade menos extenuante. Não há contraindicação e até mesmo idosos e grávidas podem fazer exercícios aquáticos.
Com tantos benefícios, deu até vontade de começar agora mesmo, não é? Tome cuidado apenas para não se esforçar demais no início e utilize sempre os equipamentos de segurança indicados para cada prática, como colete salva-vidas. Seguindo essas dicas, é só chamar a família e escolher um dos esportes abaixo.
1. Stand up paddle
O stand up paddle (SUP) é aquele esporte em que você precisa ficar em cima de uma prancha e remar com a ajuda de um remo comprido. Apesar de ter virado moda há apenas alguns anos, ele já existe desde a década de 1960.
Foi inventado por surfistas havaianos que ficavam em cima de suas pranchas remando e posando para fotos. Eles, então, perceberam que a atividade poderia ser um bom exercício para se fazer no mar quando ele não estivesse com ondas para surfar. Assim, surgiu o esporte.
Para praticá-lo você precisará de um kit de prancha e remo específicos para SUP e um local de águas calmas, que pode ser uma lagoa ou uma praia de mar calmo. Você pode também alugar seu kit no lugar onde deseja praticar, pois sempre há empresas oferecendo o serviço.
Quem pratica SUP tonificará os músculos dos braços e ombros por conta das remadas, além de trabalhar o equilíbrio para se manter em pé na prancha. Em família, vocês podem apostar corridas, disputar quem fica mais tempo em pé na prancha e várias outras brincadeiras.
2. Surfe
Já que falamos de um esporte que variou do surfe, por que não falar dele mesmo? Ele é bem mais difícil do que o SUP, mas capaz de virar uma verdadeira paixão em sua vida. Nele, você terá um trabalho completo de corpo: braços ao remar e pernas e quadril ao se equilibrar.
Uma boa ideia para integrar a família é levar todos juntos a uma escola de surfe para aprender. Já pensou, vocês juntos, uma vez por semana, aprendendo a surfar? Com certeza será um momento de muita diversão, exercício físico e várias risadas também, já que no início as quedas e tombos são inevitáveis.
O surfe apresenta alguns riscos a mais do que o SUP, já que você precisará saber nadar e aprender a lidar com a força do mar. Então, procure ajuda profissional para começar e oriente toda a família a não se colocar em risco. Para praticar o esporte, no entanto, será necessário que você more perto da praia.
3. Polo aquático
Que tal praticar um esporte olímpico com toda sua família? Não muito difundido no Brasil, mas igualmente divertido, o polo aquático é um excelente exercício para o corpo.
Ele é parecido com o handebol e é praticamente a versão aquática dele. A maior diferença é uma regra: apenas o goleiro pode segurar a bola com as duas mãos. Os demais devem segurar e jogar a bola sempre com apenas uma.
Oficialmente o jogo é dividido em quatro tempos de sete minutos, sendo que cada time tem apenas 30 segundos para atacar o adversário. Em família, vocês podem simplesmente jogar como no handebol, sem se preocupar com o tempo. Chame os amigos, os vizinhos do seu condomínio e quem mais estiver com vontade de brincar e se divertir.
O polo aquático trabalha bastante os músculos dos braços, ombros e também as pernas, já que você precisará se movimentar bastante dentro da água. Outro ponto interessante é que a água manterá a sua temperatura corporal estável, então, a família toda conseguirá jogar por um bom tempo, se exercitando com qualidade.
4. Ketball
Este é um esporte muito divertido, mas menos conhecido. O ketball foi criado por um holandês e também é uma disputa entre dois times, mas precisa de apenas quatro jogadores. Ele deve ser praticado em uma piscina ou lagoa com água até o joelho, com uma rede no centro e um gol de cada lado.
Ele é uma mistura de tênis e squash, então você precisará de raquetes e de uma bolinha. O objetivo é acertar o gol do adversário e ganhar três pontos ou fazer a bolinha cair na quadra adversária e ganhar um ponto. Ganha o time que chegar aos 14 pontos primeiro. Ele é um pouco mais fácil do que o tênis e tem o adicional de ser feito na água, o que deixa muito mais divertido.
5. Slackline na água
Praticar slackline já é divertido, mas na água fica ainda melhor. Então, que tal pegar a sua fita e prendê-la nas extremidades da piscina para tentar andar sobre ela? Existindo dois lugares para prender as pontas da fita, a brincadeira está feita, seja numa piscina ou numa lagoa.
O slackline é um excelente exercício para equilíbrio e para tonificar as pernas. Na água ele acaba sendo até mais seguro, pois não há o risco de se machucar ao cair. Além disso, é ótimo para quem está aprendendo, já que a própria queda na água torna-se prazerosa.
Praticar atividades físicas deve ser mais que uma necessidade para seu corpo, mas também um prazer. Quando você escolhe fazer disso um momento familiar, é muito provável que todos viverão momentos para se guardar na memória e com muito desejo de repetir mais e mais vezes.
Os esportes aquáticos proporcionam diversão, exercício físico e todos os benefícios que a água traz, como relaxamento e baixo impacto nas articulações. Então, por que não começar agora mesmo essa prática? Convide sua família para ir para a piscina do condomínio, do clube, à praia ou até uma lagoa. Com certeza vocês poderão viver ótimos momentos!
Gostou de saber mais sobre alguns esportes aquáticos para praticar em família? Se sim, então siga nossas redes sociais e veja muito mais conteúdos para favorecer a sua qualidade de vida e a de quem você gosta. Estamos no Facebook e no Instagram.