É praticamente impossível não amar Santa Catarina! Afinal, as praias e o contato com a natureza são excelentes aliados para fugir do caos da rotina e aproveitar um tempo com a família. Por isso, se você aprecia a costa catarinense, precisa conhecer a Lagoa do Peri, localizada no sul da ilha, área mais tranquila até mesmo no verão.
Com águas calmas, ideais para o banho, esse lugar é fascinante e oferece atrações ecológicas, infantis, esportivas e, inclusive, uma boa cachaça. Quer saber mais? Então veja, neste post, por que a Lagoa do Peri tem se tornado a queridinha da região e um grande motivo para morar em Florianópolis.
Estrutura
Nos anos 70, a bacia hidrográfica da Lagoa do Peri foi tombada como um patrimônio natural. Na década seguinte, o ponto turístico foi elevado a Parque Nacional, com uma área de 23 km².
O Parque oferece estrutura para receber a família e é distribuído em três espaços diferentes. Um deles é a área de lazer, que inclui: as praias da Lagoa, as trilhas, área para piquenique, sanitários e estacionamento.
Na divisão da reserva biológica, a atração principal (além da fauna) é a mata em plena recuperação. A terceira área do Parque é a cultural, e dá para conhecer os engenhos antigos.
A diversão das crianças é garantida, com tranquilidade para os pais e os avós, já que as águas da Lagoa do Peri são bastante apropriadas para o banho e rasas. Além do mais, os pequenos desfrutam de parque infantil, podem passear de caiaque, stand up paddle e até pescar.
Características naturais
A Lagoa do Peri é a maior bacia de água doce de todo o litoral de Santa Catarina. São 5,2 km² de área, com águas calmas, que não sofrem influência da maré, já que essa atração fica situada três metros acima do nível do mar.
Já o Parque Municipal da Lagoa do Peri, como resultado de muitos investimentos para a recuperação da Mata Atlântica, conta com um dos níveis mais altos de regeneração dessa vegetação nativa. Por causa disso, essa área tem atraído de volta antigos habitantes, como é o caso das lontras e também do macaco-prego.
Pássaros ameaçados de extinção, como a gralha-azul, podem ser vistos nesse ponto turístico, um dos mais bonitos de Floripa. Imagine a qualidade de vida que seria morar bem perto de um lugar assim?
Bandeira Azul de Balneabilidade
A Lagoa do Peri recebeu em 2017, pela terceira vez consecutiva, o selo Bandeira Azul. Trata-se de uma certificação ambiental de nível internacional para praias e marinas.
Para conseguir esse carimbo, é preciso cumprir 34 requisitos, como excelente qualidade da água, iniciativas inteligentes na área socioambiental e a prática do turismo sustentável. A Lagoa do Peri é o único balneário de Florianópolis a contar com tal classificação do total de 5 locais certificados no Brasil.
Sendo assim, o local é uma referência quando o tema é o turismo que respeita a natureza. Em todo o mundo, apenas 4,2 mil lugares, distribuídos em 50 países, são contemplados com essa marca.
Pontos turísticos
Selecionamos algumas opções com potencial para agradar a pessoas de todas as idades. Confira!
Trilhas
Quem está a caminho da aposentadoria deve encaixar na rotina práticas que beneficiem a saúde, o que inclui fazer atividades físicas.
Pode ser que venha aquela preguiça, o que é normal. Mas quem gosta da natureza pode encontrar nas belas trilhas da Lagoa do Peri muita inspiração para se manter em movimento. Quer ver só?
No Caminho do Saquinho, você terá a chance de se encantar com um belo visual panorâmico tanto da ocupação urbana como da Mata Atlântica, em avançado nível de recuperação nesse lugar.
São cerca de 4 km de percurso, ida e volta, que é possível fazer tranquilamente em quatro horas. Você vai passar por densas florestas, por uma fauna bastante rica, além de conhecer a própria Praia do Saquinho, que é bastante bela.
Esse percurso tem um grau de dificuldade baixo, isto é, você não vai precisar escalar nenhuma montanha nem passar aborrecimentos para fazê-lo. A Lagoa do Peri tem, ainda, outros dois percursos ecológicos: a Trilha da Restinga e a Trilha da Gurita.
Na primeira, o turista segue da Lagoa à praia da Armação passando por áreas de restinga, pinheiros e eucaliptos. Não se preocupe: o nível de dificuldade dela também é baixo.
Já o Caminho da Gurita é o mais longo — e difícil de ser feito —, mas conta com mais atrativos, como ruínas de engenhos de farinha e de açúcar do século 19, e um maior número de cachoeiras. Você vai precisar da mente e do corpo saudáveis se realmente quiser aproveitar a aposentadoria de forma plena.
Projeto Lontra
O Projeto Lontra é uma reserva de pesquisa científica para ajudar na preservação desse animal de água doce. Desse modo, as visitas ao lugar têm um propósito educativo bastante interessante para as crianças.
As idas ao local são agendadas, mas valem a pena. São feitas apresentações em vídeos e os pequenos poderão ver esses bichos bem de perto, com a supervisão de guias para garantir a segurança.
É o lugar certo para estimular nas crianças a consciência ecológica e, ao mesmo tempo, garantir muita diversão para os netos. Uma experiência assim ficará para sempre na memória deles!
Sertão do Peri
O Sertão do Peri, na divisa entre o Pântano do Sul e o Ribeirão da Ilha, é um cantinho da Lagoa capaz de fazer qualquer um se esquecer do estresse de uma grande cidade. No local, pouco conhecido dos turistas, há uma comunidade rural muito simples que faz cachaça em alambiques artesanais deliciosas.
Outro destaque nesse lugarejo é a produção de farinha de mandioca, também feita à moda rústica — uma herança dos antigos engenhos, na época da escravidão. A arquitetura histórica, de influência dos tempos coloniais portugueses, parece uma viagem ao passado.
Como você pôde perceber, a Lagoa do Peri é um ótimo lugar para aproveitar o lazer com filhos e netos. Nesse local, o contato com a natureza ajuda a revigorar as energias, além de proporcionar diversão para todo mundo da família.
Quer mais dicas sobre lugares perfeitos para aproveitar em Florianópolis? Então siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e também no YouTube!