O Brasil oferece uma série de lugares incríveis para se passar as férias: existem espaços para aqueles que gostam de locais montanhosos, ambientes mais frios e charmosos, ou, ainda, lugares quentes de belíssimas praias. Nesse quesito, o estado de Santa Catarina é um dos locais mais procurados por turistas e, por isso, saber o que fazer em Florianópolis só deixa a diversão mais completa.
Além das dezenas de praias, a natureza exuberante com dunas de areias brancas e as montanhas repletas de trilhas, a cidade é marcada por belas construções históricas que resistem ao tempo e mantêm as características coloniais da região bem vivas e atraentes — criando um ambiente perfeito para aqueles que adoram o turismo histórico.
Com tantas opções, fazer turismo em Florianópolis se torna uma experiência muito agradável, afinal, a cidade reúne atividades para todos os perfis e contempla as necessidades e preferências de cada um. Se você procura um lugar para descansar e curtir a família e os amigos, esse é o local ideal.
Neste post, apresentaremos uma lista com os principais pontos que você precisa conhecer na cidade, especialmente para se divertir com os filhos adolescentes. Continue a leitura!
1. Lagoa da Conceição
Localizada a menos de 10 km do centro de Florianópolis, a Lagoa da Conceição é um dos maiores cartões postais da cidade. Cercado por antigas construções, esse é um lugar ideal para apaixonados por esportes radicais e de aventura. É possível encontrar diversas escolas de Windsurf e ainda é viável conseguir muitos professores de Stand Up Paddle caminhando pela Avenida das Rendeiras. Os restaurantes, lojas de redes e rendas de bilro ficam abertos durante todo o ano. O centrinho é um charme à parte!
Não deixe de fazer um passeio de barco por essa linda Lagoa! Caso esteja com o tempo apertado, existe uma opção de aproximadamente 1 hora por R$ 10 que costeia a lagoa e ainda faz uma parada para mergulhar. Já o passeio mais longo, cerca de 2 horas, é mais caro e segue pelo canal da Barra da Lagoa até suas famosas piscinas naturais. É de tirar o fôlego!
Uma alternativa interessante para os adolescentes que gostam de diversão seria visitar diversos pontos da região por meio de passeios de escuna, pedalinho e diversos outros esportes aquáticos, como: Kitesurf, Windsurf, Caiaque e Veleiros. Além disso, existem, ainda, excelentes opções para quem quer se manter fora da água, como o Sandboard e o ciclismo.
2. Praia do Campeche
A Praia do Campeche é repleta de paisagens estonteantes — não a deixe de fora quando estiver preparando seu roteiro sobre o que fazer em Florianópolis. Nos meses mais quentes, devido à temperatura agradável da água, é possível, até mesmo, avistar Baleias Francas, que transformam a praia em um berçário para seus filhotes.
O Riozinho, como é conhecido, é uma das partes da Praia do Campeche que mais atraem jovens em busca de esporte, como o vôlei e, é claro, muita diversão. Com água e areia claras, é destino certo para quem gosta de exercitar-se ao ar livre enquanto curte as belezas da natureza. O mar do Campeche é propício também para surfar.
A praia do Campeche oferece, também, noites divertidas, com diversos bares e restaurantes. As especialidades dos estabelecimentos são frutos do mar e camarão, mas é possível encontrar restaurantes para todos os gostos, de vegetariano à comida italiana. As sorveterias também não ficam para trás. Para quem prefere uma refeição informal, existem diversas opções de Food Parks que oferecem porções e lanches rápidos.
3. Mergulho na Ilha do Campeche
O mergulho é um esporte radical que pode ser praticado durante todo o ano em praias de Florianópolis, uma vez que suas águas claras e uma fauna e flora diversificadas permitem intensas emoções e experiências. Na Ilha do Campeche, por exemplo, existem locais que são apropriados – e permitidos – para a prática desse esporte com snorkel.
O mergulho é uma boa opção para quem gosta de novas aventuras e de colecionar boas histórias para contar para os amigos e familiares, além de representar momentos que podem ficar marcados para sempre em sua memória. Por essa razão, essa atividade não pode faltar no seu roteiro sobre o que fazer em Florianópolis. Conhecida por suas águas verde e turquesa tem o apelido de Caribe do Brasil.
A ilha do Campeche tem apenas uma praia e com acesso por barco, num passeio que dura cerca de 1 hora. É lá que fica grande parte do patrimônio arqueológico de Santa Catarina e um rico ecossistema que são cuidados por uma associação. Por isso, só é permitida a visita de 800 pessoas por vez no local. Depois de mergulhar, quem visita a ilha pode encontrar diversas opções de trilhas, sempre com vistas para a vegetação típica do local. Durante a caminhada, é possível conhecer mais sobre a história da região, que já foi território indígena, açoriano e de pescadores.
Dica: se informe quais dos três locais de saída para a ilha estão funcionando na época que visitar o local: Praia da Armação, Campeche ou Barra da Lagoa.
4. Praia do Morro das Pedras
Como o nome já sugere, essa praia é cercada por pedras e é dona de uma beleza sem igual. Embora tenha uma faixa de areia estreita e um mar mais agitado, a praia é muito frequentada por turistas, especialmente aqueles que gostam de praticar o surf, afinal, o ambiente é propício para esse esporte.
Como a Praia do Morro das Pedras é menos movimentada, os visitantes podem desfrutar tranquilamente de lindas paisagens enquanto tomam sol e, ainda, contemplar uma bela vista ao entardecer. Dizem os locais, que é aqui que a lua nasce primeiro. Então não perca a chance de ir ao Belvedere da SC-406 ou, no alto do morro, no mirante da Casa de Retiros Vila Fátima e tire belas fotografias.
5. Ribeirão da Ilha
A economia dessa região baseia-se no cultivo de ostras. As fazendas marinhas ficam próximas aos restaurantes que formam a famosa Rota Gastronômica das Ostras de Florianópolis. A maioria dos restaurantes é especializada em ostras — servidas sempre fresquinhas — e em frutos do mar. Ribeirão da Ilha é o maior produtor de ostras do Brasil.
Com heranças da cultura açoriana, é destino certo para aqueles que buscam passeios charmosos. O local tem praias pequenas e calmas.
Quem gosta de centros históricos também vai curtir essa região passeando entre construções preservadas dos séculos XVIII e XIX. Caminhar à noite no bairro também pode ser uma opção do que fazer em Florianópolis.
6. Lagoa do Peri
É a maior lagoa de água totalmente doce e potável na Costa Catarinense. Costuma ser bastante frequentada por banhistas, principalmente durante os meses mais quentes. O local possui excelente infraestrutura para se passar o dia, no entanto recomenda-se que quem queira visitar a Lagoa hospede-se em outras praias.
Na região, fica a reserva biológica Parque Municipal da Lagoa do Peri, com rica fauna e flora. Toda a área é patrimônio natural por ser um dos principais ecossistemas ainda preservados. Para quem gosta de apreciar essa beleza, a Lagoa do Peri oferece trilhas encantadoras que levam a cachoeiras e antigos engenhos. Algumas das caminhadas são realizadas somente com guias.
Na Lagoa, ainda há outros tipos de lazer: caiaque, Stand Up e pescaria. Na praia, é comum encontrar famílias fazendo piqueniques. A Lagoa do Peri está inscrita no Programa Bandeira Azul desde 2015 e é certificada internacionalmente — mais uma vez— como uma das dez praias do Brasil que cumprem os trinta e dois critérios do programa: educação ambiental, segurança e equipamentos, qualidade da água e gestão ambiental.
7. Rio Tavares
O bairro de Rio Tavares fica na região centro-sul da Ilha de Santa Catarina, interligando norte, leste e centro. Abriga duas áreas verdes e um manancial, o que eleva sua responsabilidade ambiental. Com ares de interior, oferece uma grande variedade gastronômica a seus visitantes, mas não é por nada disso que já é chamado de Califórnia Brasileira.
Nos últimos anos, o bairro tornou-se o centro da cena do skate nacional por ser o berço de alguns dos principais skatistas da atualidade, entre eles o campeão mundial Pedro Barros, que tem um bowl no quintal de casa — Rio Tavares já conta com mais de 25 pistas particulares de skate. Existe até uma pousada de um famoso skastista que possui um bowl aberto ao público. Quem curte esse esporte já sabe o que fazer em Florianópolis!
8. Lagoinha do Leste
Chegar até Lagoinha não é fácil: as opções são traslado de barco ou uma caminhada que exige bastante esforço. Mas vale a pena! Com água cristalina e mar aberto, a praia é uma das mais bonitas de Florianópolis. Por ter um difícil acesso, costuma ser sossegada, conservando uma atmosfera de mistério.
Os turistas aproveitam a praia — e a lagoa que dá o nome — para nadar, surfar e acampar. Quem gosta de emoção pode se aventurar pelas trilhas íngremes por meio da mata fechada. São diversas opções e diferentes níveis de dificuldade. Quem opta pela trilha do Morro da Coroa chega até a pedra das famosas fotos, mas é bom preparar o fôlego para a subida!
Tirar umas férias em meio aos muitos afazeres da vida diária, partir em direção ao belo estado de Santa Catarina e saber o que fazer em Florianópolis é uma experiência que pode ser diferente e inesquecível, além de permitir a vivência de histórias que você nunca vai se cansar de contar para os seus amigos e familiares.
E aí, o que achou das dicas que trouxemos neste post? Caso tenham sido úteis, não deixe de nos seguir no Facebook, no YouTube e no Instagram para continuar acompanhando de perto nossos conteúdos!