A crise econômica fez com que o mercado imobiliário ficasse repleto de oportunidades para quem deseja comprar uma casa. O aumento da oferta leva muita gente a pechinchar antes de fechar negócio, se valendo de defeitos e danos na propriedade e afirmando que elas valem menos do que o valor que está sendo exigido.
Atualmente, é preciso muita estratégia para conseguir vender um imóvel rapidamente e por um preço justo. Algumas dicas de como vender uma casa prometem valorizar seu imóvel em até 20% e ainda fazer chover interessados no seu anúncio!
Se você tem um imóvel e precisa vendê-lo o quanto antes, mas não quer aceitar qualquer oferta, fique atento a este post. Vamos mostrar para você que, com dicas simples, é possível negociar uma propriedade sem grandes incômodos. Ficou interessado? Confira!
1. Mantenha uma decoração com cores neutras
Se você vai colocar sua casa à venda, é importante ficar atento a um detalhe muito observado por potenciais compradores: as cores predominantes na sua decoração. O ideal é que itens decorativos, piso e paredes mantenham cores neutras, como branco, bege, amarelo claro e outras tonalidades capazes de tornar a propriedade adaptável a qualquer decoração.
Essa atitude ajuda o interessado a se identificar com o imóvel e a vislumbrar seu futuro na casa. Cores muito fortes e ousadas personalizam o ambiente e dificultam essa aproximação do visitante com a propriedade que está sendo visitada.
Mas não é esse o único motivo para você manter a decoração com cores neutras. Cores claras e abertas ampliam o ambiente e favorecem a metragem da casa. Paredes escuras em um quarto pequeno, por exemplo, podem dar a sensação de local apertado e incômodo.
Paredes claras também deixam os cômodos mais claros, uma vez que refletem a luz natural e ajudam na economia de energia elétrica.
O ideal é você renovar a pintura pois, além de deixar a casa com imagem de imóvel limpo e arejado, ainda possibilita a eliminação de alguma característica que desfavoreça o imóvel que precisa ser vendido.
2. Coloque toda a papelada em dia
Já imaginou decidir pela compra de uma casa nova e descobrir que ela está repleta de documentação pendente e contas em atraso? Isso é desestimulante e faz com que qualquer interessado desista da negociação.
Por isso, antes de colocar seu imóvel à venda, confira tudo o que existe no registro desse imóvel. Assegure-se de que as taxas, como de condomínio e IPTU, estão pagas e sem inadimplência.
Faça o mesmo com contas de água e luz, que podem incomodar a vida do próximo morador caso estejam atrasadas. Não deixe de conferir também se existem algumas amarras judiciais que impossibilitem a transferência do imóvel para o nome do comprador.
Esses entraves podem minar uma venda que está praticamente concretizada. Para evitar essa situação e tornar a negociação mais fácil, lembre o interessado de que toda a parte burocrática está em dia.
Além disso, há construtoras que aceitam imóvel como parte do valor, o que ajuda a acelerar o processo de compra e venda. Esse é outro motivo para manter em dia a documentação, pois agiliza todo o processo.
3. Não se esqueça da fachada
Muitos proprietários de casa deixam o interior limpo, com pintura renovada e sem danos, mas se esquecem de dedicar uma atenção à fachada. Não cometa esse erro.
Se a fachada não estiver congruente com a casa por dentro, os interessados podem acreditar que a pintura esconde problemas que a fachada revela.
É importante você ficar atento à conservação da área externa para concretizar a venda pelo preço mais próximo possível da avaliação.
Não esqueça de manchas de infiltração, por mais que o problema tenha sido sanado. Esse é um detalhe que deixa a construção feia e dá a impressão de que toda a casa está repleta de mofo e bolor.
Pinturas descascadas também indicam falta de cuidado por parte dos últimos moradores. O mesmo vale para falhas em verniz de portas e janelas ou lascas em venezianas. Por mais que esses sejam problemas causados pela luz solar, é importante consertá-los antes de querer negociar o imóvel.
Telhas faltantes ou gastas devem ser trocadas, já que dão a impressão de insegurança. São detalhes que, reparados, podem mudar totalmente a imagem do seu imóvel.
Quintais também devem ser bem observados. Retire o mato em excesso e mostre ao interessado que seu imóvel passava por constante manutenção. Transmitir esse cuidado pode ser determinante na hora de fechar o negócio.
4. Providencie conserto de danos
Você não deve ficar atento somente ao que prejudica a morada no imóvel. Observe com olhar clínico todos os detalhes da casa e conserte o que for necessário.
Verifique o piso, os vidros das janelas, o estado das fechaduras, a aparência das maçanetas e a situação dos armários embutidos.
Um comprador de imóvel já deverá despender uma grande quantia de dinheiro, portanto, esses pequenos defeitos podem afugentá-lo.
O bom estado de conservação do imóvel ajuda o interessado a enxergar que ele não terá gastos no futuro próximo e, portanto, isso pode ser determinante.
5. Fique atento à fiação elétrica e sistema hidráulico
Muitos vendedores se esquecem de avaliar a situação das partes elétrica e hidráulica de uma propriedade. Entretanto, se houver problemas dessa natureza, qualquer negociação pode ir abaixo.
A existência desses problemas implica em grandes gastos e até podem comprometer a segurança dos moradores. Com isso, por mais que alguém queira adquirir sua casa, muito provavelmente haverá uma contraproposta abaixo do que foi avaliado.
Contrate um encanador e um eletricista de confiança para uma avaliação profissional, evitando assim afastar interessados. Lembre-se de que investidores e pessoas habituadas ao mercado imobiliário sabem exatamente o que deve ser observado antes da compra. Portanto, o ideal é ser sincero para ganhar a confiança e transmitir credibilidade.
Vender uma casa rapidamente pode ajudar você a realizar sonhos e conquistar a casa que deseja para suas necessidades ou para começar a enveredar pelos caminhos do investimento imobiliário, não é mesmo?
Agora que você já sabe como vender uma casa e quais detalhes devem ser observados, sente-se mais seguro? Não deixe uma negociação quase certa ir por água abaixo e aproveite o melhor que o mercado imobiliário pode oferecer: rentabilidade e liquidez.
Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais dicas como essas diretamente em seu e-mail!