Selecionar o lugar certo para morar engloba muito mais do que somente os atributos do próprio imóvel. Lembre-se de avaliar muito bem o bairro onde fica a casa que você pretende comprar. Se você está prestes a se aposentar, esses cuidados deverão ser redobrados. Afinal de contas, a ideia é mudar e morar no novo local por muito tempo, não é mesmo?
Por isso, reflita bastante antes de tomar a decisão. Neste momento da vida, um arrependimento seria muito desgastante. É preciso pensar nas condições da propriedade, mas também em toda a infraestrutura que a cerca. Tudo isso precisa combinar com seu estilo e o de sua família. Quer saber mais? Então leia, neste post, dicas do que analisar antes de decidir qual é lugar certo. Acompanhe!
Pondere se a área atende às necessidades de toda a família
Um bom conselho para descobrir o lugar certo para morar é começar pela cidade ao invés de pela casa em si. Pense a respeito das coisas que fazem bem para a sua alma, que lhe tragam paz. Quem sabe morar em uma praia que você já aprecia? Um lugar paradisíaco, repleto de natureza, aumenta o bem-estar e a qualidade de vida.
Só tenha cuidado para não se esquecer de satisfazer o restante da família. Quem está na transição para a aposentadoria geralmente fica ansioso por calmaria e sossego. Mas também será fundamental que haja áreas de lazer para os netos: parque infantil, quadra de vôlei, pista de skate e salão de jogos podem parecer irrelevantes para você, entretanto farão a alegria das crianças da família.
Considere também se as características de arquitetura são suficientes para a visita confortável de filhos, genros e noras. É recomendável contar com pelo menos um dormitório para hóspedes.
A vida não é só trabalho, e você está descobrindo isso, certo? Desse modo, também avalie se os arredores oferecem lazer para todos: shopping, cinema, academia, clubes, entre outros estabelecimentos onde vocês possam se divertir. Ter uma vida social ativa é crucial para a saúde na terceira idade. Isso ajuda a manter a mente e o corpo em equilíbrio.
Analise ainda a estrutura para receber os amigos: área de churrasqueira, de piscina, garagens, salões de festas, entre outros itens dessa categoria. Depois de toda uma vida de trabalho árduo, não deixe de conferir se há na vizinhança serviços à altura do que você espera em termos de bons restaurantes, por exemplo.
Considere as condições de infraestrutura e fuja do trânsito
De que adianta morar no paraíso se você precisar atravessar o inferno para chegar até ele? Por esse motivo, escolha um lugar com o mínimo de infraestrutura em termos de serviços essenciais. Quanto mais tempo se passa no trânsito, mais se perde em qualidade de vida.
Para o seu perfil, o lugar certo é uma opção no meio termo, que ofereça a tranquilidade que você procura sem muito desgaste. Bairros autossuficientes são ideais porque, mesmo que você precise sair de carro, encontrará o que procura em pouco tempo, sem muita dor de cabeça. Ou, ainda, aproveite e vá de bicicleta!
Considere também outros deslocamentos que você faça com frequência. Se precisar viajar muito de um estado para o outro, a proximidade com um aeroporto vai fazer toda a diferença no seu dia a dia.
Reflita sobre a segurança ao escolher o lugar certo
Escolher o lugar certo para morar esbarra necessariamente em verificar a segurança residencial e também os índices de criminalidade da área. Pode até parecer um conselho óbvio demais, mas são justamente as coisas óbvias que tendem a ficar de lado nesses momentos de euforia e novidades.
Visite o bairro em horários diferentes. Converse com os moradores, comerciantes e locais para saber o que eles acham de morar nele. Em farmácias e supermercados, entre outros comércios, você pode falar com os funcionários para saber se há roubos e furtos em alta quantidade nessa região.
Procure conversar também com pessoas que já tenham adquirido propriedades nessa mesma área. Assim, pergunte sobre os motivos que as levaram a fazer a aquisição. Além de ajudar na sua pesquisa, isso pode ser o primeiro passo para um bom relacionamento com os vizinhos.
Também não pode faltar uma minuciosa conferência sobre o sistema de segurança dessa casa ou do condomínio: câmeras, cercas elétricas, alarmes, portarias monitoradas, entre outros elementos de proteção, devem ser levados em conta.
Verifique os níveis de ruído nos arredores
Mais um fator que não deve ficar de fora da sua mira é o ruído que acontece na vizinhança. Se você está à procura de tranquilidade, não se esqueça de verificar se há vida noturna muito agitada nas imediações. Repare na quantidade de bares, boates, teatros ou outros estabelecimentos com funcionamento noturno. Eles podem, literalmente, acabar com o seu sono no futuro.
Também pense a longo prazo porque novas construções podem surgir nos arredores durante os próximos anos. Para driblar isso, opte por locais com uma legislação de zoneamento mais restritiva. Já pensou se um pub for aberto nos fundos da sua nova casa daqui a poucos anos?
Por isso, uma boa dica é se informar na prefeitura da cidade sobre qual é a previsão de crescimento para essa área. Por lei, os municípios estabelecem o chamado plano diretor, no qual as diretrizes para os próximos anos são traçadas bairro por bairro. Esse documento pode lhe dar muitas respostas sobre a tendência de perfil dessa área futuramente.
Nesse contexto, outro conselho é procurar por condomínios residenciais fechados. Desse modo, você evita futuros conflitos com novas construções que abriguem serviços nos quais o barulho acabe sendo inevitável, como é o caso de quase todos os comércios que abrem à noite.
Dentro de uma área reservada, como um condomínio fechado, a privacidade da família também ficará garantida. E não precisa ser um apartamento. Há muitos conjuntos habitacionais de alto padrão que comercializam casas.
Como você pôde perceber, a escolha do lugar certo para morar envolve muitas ponderações. Com esses cuidados, porém, você vai encontrar o que procura e certamente fará um bom negócio.
Assim, você vai ter a casa dos seus sonhos, que pode até ser na praia, em uma área bem tranquila, mas dotada de toda a infraestrutura para garantir o conforto da família. E aí? Gostou do post? Então siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!