A compra, venda ou aluguel de um imóvel é um processo burocrático e complexo, até para quem já está acostumado aos trâmites do mercado imobiliário. Por isso, se você é um proprietário e quer colocar o seu imóvel à disposição, o ideal é contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança.
Mas, afinal, como escolher a melhor empresa, a mais adequada, ao negócio que você pretende fechar? Para tirar suas dúvidas quanto a isso, preparamos este post com as principais dicas sobre como fazer a melhor avaliação imobiliária. Continue lendo e confira!
A importância de contar com a ajuda de profissionais
É importante lembrar do básico: os profissionais que trabalham em uma imobiliária entendem do mercado e conhecem todos os processos que envolvem a compra, a venda e a locação de uma propriedade.
A imobiliária confere a documentação, faz a vistoria, registra as imagens, negocia com o comprador, redige o contrato e cuida de todo o processo, fazendo com que você só precise ler os contratos com atenção e os assine. Apesar de corriqueiras, essas transações exigem uma série de documentações que demandam muito tempo do proprietário.
Assim, além de você conseguir priorizar as horas do seu dia para as suas atividades profissionais e pessoais, contratar uma imobiliária faz com que você tenha a segurança de que todos os detalhes terão a atenção necessária, e que nada ficará pendente.
Como garantir a melhor avaliação imobiliária
Os tipos de imóvel negociados pela imobiliária
De nada adianta divulgar um produto em um meio onde não existem potenciais consumidores, certo? Pois isso também vale para os imóveis: procure uma imobiliária que esteja habituada a negociar um imóvel semelhante ao seu.
Embora existam diversas imobiliárias generalistas, que negociam todo tipo de imóvel, é possível que surja a oportunidade de fechar negócio com uma empresa menor e que atenda a um nicho específico. Existem imobiliárias especializadas em imóveis de luxo, quitinetes, propriedades em determinada região, espaços comerciais etc.
Se isso acontecer, convém dar uma olhada na carta de imóveis e conferir se o seu anúncio chegará ao tipo de cliente que você pretende atingir.
As estratégias de divulgação do seu imóvel
Na hora de se reunir com o representante da imobiliária que você está analisando, pergunte-lhe sobre as estratégias de comunicação para a divulgação da sua propriedade.
Entenda o que é feito para que o seu imóvel seja visualizado, os tipos de anúncios oferecidos pela empresa e se ela tem parceria com os portais de imóveis online disponíveis hoje em dia. Eles são uns dos principais canais de buscas de pessoas que desejam comprar ou alugar uma propriedade.
Pergunte também a respeito do marketing digital, e se a empresa é facilmente encontrada no Google. Essas questões são determinantes na velocidade de negociação do seu imóvel.
Verifique ainda se a imobiliária costuma divulgar os imóveis do seu catálogo nas redes sociais, como Facebook e Instagram, já que elas são acessadas o tempo todo e por todo tipo de pessoas.
Inclusive, vale lembrar que a publicidade nesses meios é muito bem segmentada — ou seja, o seu imóvel estará visível a quem realmente precisa dele.
O site da imobiliária
Você já navegou no site da empresa que está interessada no seu imóvel?
Em primeiro lugar, um site de imobiliária eficiente deve ser responsivo, ou seja, deve funcionar perfeitamente em tablets, computadores e smartphones. Essa característica favorece a busca e evita que os interessados desistam da visita antes de encontrar o que procuram.
Também é bom fazer um teste com os mecanismos de busca do site e conferir se os detalhes das propriedades estão claros.
Uma página com poucas informações, ausência de imagens e sem formas de contato claras com a empresa podem fazer com que o comprador ou inquilino busquem a concorrência. E isso implica em gastos com a manutenção do imóvel vazio, e mais tempo de espera.
O registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI)
Para confiar o seu imóvel a uma imobiliária, não se esqueça de conferir se os corretores da empresa são devidamente registrados no CRECI. É esse o órgão responsável por filiar profissionais aptos a lidar com as transações comerciais do seu imóvel.
Além de ser uma segurança para você, por garantir que o corretor tem o preparo necessário, o registro no CRECI lhe fornece a tranquilidade de poder reclamar os seus direitos em casos de necessidade.
Lembre-se: imobiliárias idôneas não têm entre seus colaboradores e parceiros corretores de imóveis sem esse registro.
Os clientes que já utilizaram o serviço
Ainda que a imobiliária tenha uma boa reputação na região onde você mora, conhecer possíveis problemas que tenham ocorrido com a empresa é imprescindível. A venda ou locação do seu imóvel podem facilmente se transformar em incômodos e dores de cabeça se algo passar despercebido.
Por isso, mesmo que tudo conspire a favor da sua parceria com uma imobiliária, não deixe de conversar com proprietários de imóveis que já utilizaram os serviços da empresa.
Se você perceber que há uma frequência de insatisfações com um problema específico, questione o corretor com quem você mantém contato e procure saber o porquê desse número de reclamações.
As parcerias
Como já foi dito, hoje em dia existem diversos portais de anúncios de imóveis que são buscados diariamente por quem deseja locar ou comprar um imóvel.
Por conta disso, é importante perguntar aos profissionais da imobiliária se eles mantêm parceria com algum desses sites. Imobiliárias parceiras costumam ter destaques nos anúncios e, consequentemente, acabam sendo mais clicados.
Pergunte sobre as visualizações no Google, a média de visualizações, quantos contratos foram firmados por esse meio e com qual frequência o seu anúncio ficará visível. Esses detalhes tranquilizam e o asseguram de que ele está fazendo um bom negócio.
Em suma, uma imobiliária de confiança deve ser aquela que tem os profissionais mais capacitados, a vivência com o tipo do seu imóvel e as melhores parcerias. Assim, confiar em uma imobiliária é ter a certeza de que os trâmites do processo de venda e locação terão a atenção necessária para que nada dê errado.
E aí, nossas dicas de avaliação imobiliária foram úteis para você? Agora, você gostaria de saber um pouco mais sobre o mercado imobiliário e tudo que envolve esse setor? Então nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.