Muros altos e portões fechados não são a solução mais eficaz para quem quer aumentar a seguridade do lar. É preciso ter atenção a muitos detalhes para garantir a segurança residencial, pois um pequeno esquecimento ou descuido pode comprometer toda a defesa de uma casa.
Cuidados simples podem fazer muita diferença para garantir a proteção de sua família. Saiba o que deve ser evitado e passe seus dias e noites mais sossegado.
1. Não prestar atenção ao que é descartado
Sua lata de lixo pode ser uma fonte de informações para pessoas mal-intencionadas. Dados pessoais, aspectos financeiros, números de telefone e de identificação diversos estão presentes em papéis que, na maioria das vezes, são apenas amassados e jogados na lixeira.
O ideal é utilizar uma fragmentadora para o descarte de documentos, contratos, faturas, boletos, notas fiscais, correspondências com endereços e afins. Na falta de uma, rasgue os papéis em pedaços pequenos, coloque-os em sacos de lixo separados e envie-os para a coleta em dias diferentes.
2. Deixar itens muito valiosos à mostra
É necessário ter cuidado com a exibição — intencional ou não — de alguns objetos como eletrônicos (televisores, videogames, celulares, notebooks), acessórios (joias, bolsas de marca, relógios), obras de arte etc. Procure ser discreto durante a descarga do caminhão de mudanças e ao receber mercadorias em casa.
Certifique-se que as aberturas que têm visão da rua não permitam que esses itens sejam visualizados. Além disso, tenha cuidado para que as caixas que identificam os produtos não fiquem expostas na calçada durante o descarte.
3. Esquecer janelas e portas abertas
Deixar aberturas sem tranca — ainda que durante o dia — é uma facilidade que não deve ser oferecida. Muitos marginais agem de acordo com a ocasião e, simplesmente, aproveitam um descuido como esse para praticar seus atos ilegais. Telas e redes de proteção não são difíceis de retirar, por isso, não arrisque.
Permita que fiquem abertas apenas as janelas e portas com grades (fixas ou trancadas). No caso do portão de acesso à rua, não há alternativa: mantenha-o travado. Lembre-se também de fazer a manutenção e trocar fechaduras e cadeados sempre que necessário.
4. Acumular correspondência
Um amontoado de contas e panfletos passa a informação de casa vazia — mesmo que o acúmulo seja por puro esquecimento. Isso pode chamar a atenção de meliantes para a sua residência. Por isso, desenvolva o hábito de checar a sua caixa de correios todos os dias.
Em casos de viagens longas, suspenda ou cancele o recebimento do que for possível (faturas em papel, revistas, periódicos etc.) e peça a um vizinho de confiança para recolher o que ficar visível.
5. Ter árvores próximas aos muros
Plantas trazem beleza e melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico e acústico das residências. Mas, atenção às espécies escolhidas para ficar ao lado das paredes. As com galhos fortes e compridos podem ser utilizadas como escada para o acesso de pessoas indesejadas.
Prefira árvores de pequeno porte ou com galhos que não suportem o peso de uma pessoa. Caso tenha a intenção de construir uma casa suspensa para as crianças ou instalar um balanço, escolha um local com distância segura para plantá-la ou mantenha a poda em dia.
Mais dicas de segurança residencial
Para melhorar ainda mais a proteção do seu lar, atente para:
- manter uma boa iluminação nos acessos e no exterior (quintal, jardim);
- limpar a calçada regularmente para a casa não parecer vazia;
- reforçar a segurança de portões eletrônicos com cadeados;
- aparar arbustos que possam servir de esconderijo;
- ter cuidado com o que expõe nas redes sociais;
- escolher o sistema de monitoramento adequado.
Segurança residencial é um assunto que precisa ser levado a sério para que sua família seja resguardada de situações de perigo. Redobre sua proteção optando por uma casa em local tranquilo e com a infraestrutura adequada para multiplicar seus momentos de tranquilidade.
Gostou das nossas dicas? Conte-nos o que mais você faz para proteger sua residência aqui nos comentários.